O Clube de Leitores Assassinos (2023): um slasher espanhol - Dicas de Filmes Pela Scheila

Pesquisar

sábado, setembro 09, 2023

O Clube de Leitores Assassinos (2023): um slasher espanhol

O Clube de Leitores Assassinos é um filme de terror escrito e dirigido por Carlos Alonso-Ojea. O roteiro foi baseado no romance homônimo de Carlos García Miranda, publicado em 2018.

Filme O Clube de Leitores Assassinos
Elenco em cena no filme "O Clube de Leitores Assassinos"

Sinopse - A trama segue um grupo de universitários que fazem parte de um clube de leitura e são atraídos a um lugar onde ocorre o assassinato do professor Antonio Cruzado (Daniel Grao). Após o ocorrido, eles fazem um pacto de silêncio. Entretanto, o grupo passa a ser ameaçado por um leitor desconhecido que está disposto a revelar detalhes do crime e em seguida eliminar cada um dos de seus integrantes.

O grupo de amigos é formado por Ángela (Veki Velilla), uma garota apaixonada por literatura que namora Nando (Iván Pellicer), um garçom que é arqui-inimigo de Sebas (Álvaro Mel), o melhor amigo de Ángela e presidente do clube. Também fazem parte do clube, o casal Sara (Ane Rot) e Rai (Carlos Alcaide), Virginia (Priscilla Delgado), Eva (María Cerezuela) e Koldo (Hamza Zaidi).

À medida que os capítulos são publicados na internet, um dos universitários desaparece, deixando os amigos em alerta e desconfiados uns dos outros. 

Estereotipado e previsível

Por mais que o roteiro tente criar originalidade ao colocar os personagens no mundo literário, O Clube de Leitores Assassinos é basicamente uma cópia dos slashers noventistas Pânico (1996) e Eu sei o Que Vocês Fizeram no Verão Passado (1997), mas se diferenciando dos já clássicos citados acima, este novo slasher é um instantâneo que será rapidamente esquecido.

O mistério que envolve a trama é previsível e a motivação do vilão da história é superficial e não me convenceu. Não há elementos para provocar sustos, nem mesmo o palhaço conseguiu causar medo e eu tenho pavor de palhaços. Os personagens são estereotipados e sem brilho, não conseguindo despertar nenhum interesse com seus destinos. 

O Clube de Leitores Assassinos é mais um filme de terror recheado de clichês, com diálogos tediosos e cenas enfadonhas. Nem a reviravolta no final tem capacidade de impressionar. É daqueles filmes que a gente só dá uma nota por desencargo de consciência.

Ficha técnica

Título original: El club de los lectores criminales
Duração: 89 minutos
Gênero: Terror, Suspense
Classificação indicativa: 16 anos
País de origem: Espanha
Ano de lançamento: 2023