quinta-feira, setembro 28, 2023
Nascimento/Renascimento (2023): sobre as consequências de brincar de Deus
Nascimento/Renascimento é um thriller de terror psicológico dirigido por Laura Moss que co-escreveu o roteiro junto de Brendan J. O'Brien. Foi inspirado no clássico literário Frankenstein de Mary Shelley, publicado em 1818.
Marin Irlanda e Judy Reyes em cena no filme "Nascimento/Renascimento" |
Versão desconcertante de um clássico da literatura
Quando eu pensei que já havia assistido todo tipo de bizarrice, me deparo com Nascimento/Renascimento, um dos filmes mais incômodos que assisti nos últimos anos. A mistura do horror corporal com a literatura clássica rendeu um resultado impactante. O enredo é inspirado em Frankenstein de Mary Shelley, mas a história contada neste filme se torna ainda mais sombria por envolver uma criança e técnicas estranhas, pouco convencionais e totalmente amorais.
Reviver defuntos não é uma temática incomum, há vários filmes que exploram a tentativa de "curar" a morte, no entanto, Nascimento/Renascimento mostra a ousadia de tentar enganar a natureza por outro ângulo e explora até onde vai a ética dos avanços da medicina.
O elenco é pequeno, mas bastante talentoso. As protagonistas são odiáveis, enquanto uma usa uma criança morta como cobaia para um experimento insano, a outra se recusa a deixar a criança partir para não carregar o peso da culpa. São duas mulheres doentes mental e espiritualmente. A cena final deixa claro o quanto o ser humano pode ser perverso quando coloca suas prioridades acima de tudo.
Nascimento/Renascimento talvez desaponte alguns fãs de terror porque não foi feito para causar sustos, mas é um terror atmosférico ultrajante que desafia todos os limites da amoralidade e que merece uma espiadela.
Ficha técnica
Título original: Birth/Rebirth
Duração: 98 minutos
Gênero: Suspense, Drama, Terror
Classificação indicativa: 16 anos
País de origem: Estados Unidos da América
Ano de lançamento: 2023