Todas as Cores do Medo (1972): um giallo alucinante - Dicas de Filmes Pela Scheila

Pesquisar

domingo, agosto 27, 2023

Todas as Cores do Medo (1972): um giallo alucinante

Todas as Cores do Medo é um giallo do diretor Sergio Martino, de No Quarto Escuro de Satã (1974), Torso (1973), A Cauda do Escorpião (1971). O roteiro foi escrito por Santiago Moncada, Ernesto Gastaldi e Sauro Scavolini.

Todas as Cores do Medo
Edwige Fenech em cena no filme "Todas as Cores do Medo"

Sinopse - Na trama, Jane Harrison (Edwige Fenech) é uma mulher atormentada por fantasmas do seu passado. Quando criança ela presenciou o assassinato da mãe, já adulta, ela sofre um grave acidente e perde seu tão desejado bebê. Sua irmã Barbara (Susan Scott) sugere que ela procure ajuda profissional do Dr. Burton (George Rigaud), ideia desaprovada por seu marido Richard Steele (George Hilton).

Sofrendo com terríveis pesadelos, Jane decide seguir o conselho da irmã e vai fazer uma consulta com o psiquiatra. Ao retornar para o apartamento ela conhece Mary Weil (Marina Malfatti), uma mulher misteriosa que induz Jane a participar de um sabbath. No entanto, o ritual só piora sua condição e ela já não é capaz de distinguir os sonhos da realidade.

Uma paranoia do início ao fim

Todas as Cores do Medo foi o primeiro giallo que assisti de Sergio Martino. Diferenciando-se dos outros filmes que vi do gênero, este tem uma "pegada" mais psicológica ao se concentrar no mundo conturbado da protagonista. A temática deste filme é frequentemente comparada ao clássico O Bebê de Rosemary (1968), de Roman Polanski, mas os dois filmes se diferenciam no estilo e substância. 

O enredo altamente atmosférico vai te sugando para dentro de um pesadelo interminável, nunca temos certeza onde termina a realidade e começa os sonhos. A combinação de horror oculto com suspense claustrofóbico deixa uma sensação pesarosa no ar. Aliado a uma trilha sonora que eleva a tensão às alturas. E, por mais que alguns afirmem que Todas as Cores do Medo é um filme datado, eu gostei e recomendo. É um giallo estiloso que vale uma espiadela. 

Ficha técnica

Título original: Tutti i colori del buio
Duração: 95 minutos
Gênero: Terror, Suspense
Classificação indicativa: 14 anos
País de origem: Itália, Espanha, Reino Unido
Ano de lançamento: 1972