quarta-feira, julho 19, 2023
O Destino de Uma Nação (2017): sobre tempos sombrios
O Destino de Uma Nação é um drama de guerra biográfico dirigido por Joe Wright, de A Mulher na Janela (2021), O Solista (2009), Desejo e Reparação (2007) e Orgulho e Preconceito (2005). O roteiro foi escrito por Anthony McCarten.
Sinopse - A história se passa em um momento definitivo da Segunda Guerra Mundial. Já no inicio do filme acompanhamos como a assembleia conseguiu tirar Neville Chamberlain (Ronald Pickup) e dar a Winston Churchill (Gary Oldman) o cargo de Primeiro-ministro Britânico.
A missão de Churchill é impedir o avanço brutal da Alemanha sobre a Europa, porém, deve enfrentar dilemas exaustivos a fim de garantir a integridade do seu povo e dos seus aliados. Entra em cena a secretária Elizabeth Layton (Lily James), uma jovem que representa olhos do povo. Trabalhando com Churchill, ela nos revela quem é o ser humano por trás do título de "homem mais importante do mundo".
Através de sua esposa Clementine (Kristin Scott Thomas) e ficamos sabendo como era a relação do primeiro-ministro com sua família. Já nos bastidores, Halifax (Stephen Dillane) e o Rei George VI (Ben Mendelsohn) são a oposição e a aliança conflitante em tempos de guerra. É nesse clima do início da Segunda Guerra Mundial que conhecemos um bunker destinado a ser o gabinete onde se decide como enfrentar o avanço nazista pela Europa.
Retrato de um homem controverso
O Destino de Uma Nação deixa em evidência que por trás da guerra há sempre a política. O enredo se desenvolve de maneira excelente, mesclando a personalidade de Churchill - um homem antipático e odiável em diversos momentos, com a tensão provocada pela guerra e o avanço nazista na Europa.
Neste filme não há batalhas, mortes e destruição, o que prevalece são as negociações. O clímax do filme acontece quando a Inglaterra precisa optar por mandar um pequeno grupo para o sacrifício ou arriscar perder uma tropa inteira. Nesse momento crucial as escolhas de Churchill são precisas. Constatamos que a Operação Dínamo passou por muitas decisões difíceis até a sua conclusão.
O Destino de Uma Nação avança numa contagem regressiva. Os diálogos inteligentes ajuda a evitar que as conversas sobre política se tornem enfadonhas. Destaque para o ator Gary Oldman que presenteia o público com uma atuação genial, ele entrega um Churchill além das polêmicas e revela a natureza humana daquele homem odiável. Sua interpretação perfeita não tira o mito do primeiro-ministro, mas o aproxima da realidade. O filme não se limita em ser apenas um filme histórico, consegue também entreter o espectador.
"O sucesso não é definitivo, a falha não é fatal. O que importa é a coragem de continuar.
Ficha técnica
Título original: Darkest Hour
Duração: 125 minutos
Gênero: Histórico, Biografia, Drama, Guerra
Classificação indicativa: 12 anos
País de origem: Estados Unidos da América, Reino Unido, China
Ano de lançamento: 2017