Orgulho e Preconceito (2005): um romance genuíno - Dicas de Filmes Pela Scheila

Pesquisar

sexta-feira, setembro 04, 2020

Orgulho e Preconceito (2005): um romance genuíno

Orgulho e Preconceito é um encantador drama romântico dirigido por Joe Wright, de O Destino de Uma Nação (2017) e Anna Karenina (2012). O roteiro foi baseado no livro homônimo de Jane Austen e adaptado por Deborah Moggach

Orgulho e Preconceito
Keira Knightley e Matthew MacFadyen em cena no filme "Orgulho e Preconceito"

Sinopse - A história tem seu ponto de partida na Inglaterra de 1797 e relata a trajetória das cincos irmãs Bennet. De acordo com o pai das meninas o Sr. Bennet (Donald Sutherland) apenas Elizabeth (Keira Knightley) e Jane (Rosamund Pike) tem bom senso, já Mary (Talulah Riley) se destacava pelos talentos, Lydia (Jena Malone) era uma menina fútil, porém determinada e seu passatempo favorito era flertar com com militares e Kitty (Carrey Mulliagan) era praticamente a sombra de Lydia.

A mãe das meninas, a Sra. Bennet (Brenda Blethyn) tinha uma certa obsessão em arrumar bons maridos para as filhas, principalmente no quesito "fortuna", pois ela queria garantir seu próprio futuro.

Elizabeth se mostra uma mulher a frente do seu tempo, pois ela não quer ser apenas uma esposa dedicada ao marido, ela tem seus sonhos e recebe apoio do seu pai. Mas muita coisa muda quando o Sr. Bingley (Simon Woods), solteiro e rico, aluga uma mansão próxima aos sítio dos Bennet, deixando as meninas agitadas para conhece-lo.

Em um evento da sociedade, aparentemente Jane conseguiria conquistar o coração do moço rico, pois sua mãe a enche de elogios diante do rapaz. Nesse mesmo evento, Elizabeth conhece o Sr. Darcy (Matthew MacFadyen), mas a antipatia por ele foi imediata, fazendo ela acreditar que ele seria o último homem na terra com o qual ela se casaria.

No entanto, suas vidas se cruzam novamente, sendo entrelaçadas pelo destino em meio a uma aventura inesperada, Jane acaba descobrindo que está apaixonada pelo homem que jurou desprezar durante toda a sua vida.

 Uma das melhores adaptações de Jane Austen para o cinema

O mocinho "desprezível" demonstra ser um homem com muitas qualidades, orgulhoso sim e tem seus preconceitos, mas tem atitudes de caráter, comete seus erros, porém tem a humildade de voltar atrás para corrigi-los sem temer o que a sociedade de sua época diria.

A nossa heroína Elizabeth precisava de um homem a altura da mulher determinada que foi. Um dos mais belos casais do cinema protagonizando uma das maiores histórias de amor de todos os tempos. É impossível não se encantar ao assistir Orgulho e Preconceito, uma história simples, porém repleta dos ingredientes certos que conquistam o público.

A mensagem que Orgulho e Preconceito passa é que às vezes, aquela pessoa que mais evitamos estar por perto é a mesma pessoa que mais desejamos tê-la por perto. Por isso jamais diga "nunca farei algo ou estarei com certa pessoa" porque o destino nos prega peças das quais jamais esperaríamos que acontecesse.

Ficha técnica

Título original: Pride e Prejudice
Duração: 129 minutos
Gênero: Romance, Drama
Classificação etária: Livre
País de origem: Reino Unido, França, Estados Unidos da América
Ano de lançamento: 2005