A Ceia dos Acusados (1934): comédia clássica divertidíssima - Dicas de Filmes Pela Scheila

Pesquisar

terça-feira, junho 27, 2023

A Ceia dos Acusados (1934): comédia clássica divertidíssima

A Ceia dos Acusados é um filme de comédia policial dirigido por W. S. Van DykeO roteiro escrito por Frances Goodrich e Albert Hackett foi inspirado na história de Dashiell Hammett.

A Ceia dos Acusados
William Powell e Myrna Loy em cena no filme "A Ceia dos Acusados"

Sinopse - Conhecemos Nick Charles (William Powell), um ex-detetive que se aposentou após sua esposa, Nora (Myrna Loy), receber uma herança. A rotina de Nick é, basicamente, beber desde hora em que acorda até a hora em que vai dormir.

A vida do casal se resume basicamente à badaladas festas e eventos. No entanto, Clyde Wynant (Edward Ellis), um inventor excêntrico, desaparece misteriosamente. Meses se passam, e sua assistente e amante é encontrada morta, vítima de assassinato. Clyde passa a ser o principal suspeito.

Não demora muito para conhecermos Mimi Wynant Jorgenson (Minna Gombell), a ex-esposa de Clyde e seus dois filhos, Gilbert (William Henry) e Dorothy (Maureen O'Sullivan). Todos aparentemente possui algum desiquilíbrio emocional.

Enquanto isso, Nora tenta a todo custo convencer Nick a investigar o caso, mas este reluta em assumir o cargo, pois pretende voltar à Califórnia após as férias de inverno na cidade nova-iorquina.  Mesmo relutando, o charmoso ex-detetive resolve investigar quando percebe que o Tenente Guild (Nat Pendleton), policial encarregado do mistério, está indo na direção errada. Para descobrir quem é o verdadeiro assassino, Nick tem uma ideia nada convencional: convidar todos os suspeitos para jantar e ver o que acontece.

Primeiro filme da série icônica

A Ceia dos Acusados é um clássico charmoso, envolvente e bem-humorado. Toda a trama é regada a uísque (em quase todas as cenas alguém está bebendo), também é recheada de momentos hilários e alguns inacreditáveis, por vezes surrais. Destaque para o cãozinho Asta que por mais incrível que pareça, atua incrivelmente.

Essa joia rara que aparentemente parece ser bobinho, passa bem longe disso. A história começa descompromissada, mas no decorrer da trama se torna bastante intrincada, lembrando em diversos momentos o estilo da escritora britânica Agatha Christie. O humor é o ponto forte do filme, junto com a química do casal interpretados por William Powell e Myrna Loy. 

Resumindo, A Ceia dos Acusados é uma pequena raridade que merece ser redescoberto por todos que gostam de assistir comédias de humor ácido.

Ficha técnica

Título original: The Thin Man
Duração: 93 minutos
Gêneros: Mistério, Comédia, Policial, Romance
Classificação indicativa: Livre
País de origem: Estados Unidos da América
Ano de lançamento: 1934