30 Dias de Noite (2007): um conto vampiresco - Dicas de Filmes Pela Scheila

Pesquisar

sexta-feira, junho 09, 2023

30 Dias de Noite (2007): um conto vampiresco

30 Dias de Noite é um filme de terror do diretor David Slade, de Black Mirror: Bandersnatch (2018), Cine Pesadelo (2018) e Menina Má.Com (2005). O  roteiro foi escrito por Brian Nelson, Stuart Beattie e Steve Niles.

Dicas de Filmes Pela Scheila
Josh Hartnett e Melissa George em cena no filme "30 Dias de Noite"

Sinopse - Conta a história de Barrow, um pequeno vilarejo localizado no Alasca que fica em total escuridão durante o mês mais rigoroso do inverno. Praticamente toda população resolve sair dali durante esse período, se dirigindo a locais menos congelantes.

Alguns moradores mais teimosos decidem permanecer no vilarejo, esperando que o sol novamente volte a brilhar no horizonte. Algo muda quando um forasteiro (Ben Foster) chega à cidade. O forasteiro anuncia que o fim está próximo. Pouco a pouco vai caindo a energia, os telefones, a internet e todo tipo de comunicação com o mundo exterior. Barrow recebe então a visita de seres estranhos: um grupo de vampiros, que pretende se aproveitar da noite constante para atacar os moradores locais.

Para combatê-los, o xerife Eben Oleson (Josh Hartnett) e sua ex-esposa Stella (Melissa George) decidem unir forças para salvar a vida dos moradores que ficaram no vilarejo. A intenção dos vampiros é após devorar todos os habitantes locais, destruir a cidade, acabando assim com quaisquer evidências de que vampiros sejam algo além de uma lenda.

Vampiros modernos

30 Dias de Noite se destaca pelo cenário belíssimo, os planos abertos que revelam a brancura onipresente encanta ao mesmo tempo que causa calafrios. Outro ponto positivo do filme é a maquiagem, vampiros por si só já são assustadores, mas neste filme eles são ainda mais medonhos, suas arcadas dentárias protuberantes, orelhas pontudas e globos oculares escuros lembram ratazanas gigantes. 

Porém, o filme tem falhas muito óbvias (a contagem cronológica talvez seja a mais grave), o excesso de jumpscare também atrapalha o andamento da trama, seu uso é desnecessário em várias cenas e os momentos finais beiram o absurdo, com um desfecho nada convincente, mesmo para a realidade da trama. Senti que foi desperdiçado uma excelente ideia, mas ainda assim curti a história contada. Acredito que os fãs de filmes de terror que gostam de histórias vampirescas também vão gostar.

Ficha técnica

Título original: 30 Days of Night
Duração: 113 minutos
Gênero: Terror, Suspense, Ação, Aventura
Classificação indicativa: 18 anos
País de origem: Estados Unidos da América, Nova Zelândia
Ano de lançamento: 2007