Poderia me Perdoar? (2018): sobre uma vida em ruína - Dicas de Filmes Pela Scheila

Pesquisar

sexta-feira, junho 09, 2023

Poderia me Perdoar? (2018): sobre uma vida em ruína

Poderia me Perdoar? é um filme biográfico dirigido por Marielle Heller, de Um Lindo Dia na Vizinhança (2019) e O Diário de uma Adolescente (2015). O roteiro escrito por Nicole Holofcener e Jeff Whitty foi baseado nas memórias da autora americana Lee Israel

Dicas de Filmes Pela Scheila
Melissa McCarthy em cena no filme "Poderia me Perdoar?"

Sinopse - A trama acompanha Lee Israel (Melissa McCarthy), jornalista e escritora de sucesso que após o fracasso do seu novo livro começa a enfrentar problemas financeiros, bloqueio criativo e alcoolismo.

Lee então se vê obrigada a vender seus bens para cobrir as despesas e ao vender uma carta pessoal que recebeu de Katharine Hepburn para Anna (Dolly Wells), a jornalista descobre um talento inusitado; falsificar cartas.

A escritora começa a forjar e vender cartas de escritores, dramaturgos e atores falecidos, insinuando detalhes íntimos para obter um preço mais alto. No entanto, uma das cartas escritas por Noël Coward levanta suspeitas da real autoria por abordar assuntos bastante íntimos.

Seu amigo Jack Hock (Richard E. Grant) sugere que Lee roube cartas autênticas dos arquivos da biblioteca para vender e  coloque no lugar as falsificadas. Após um incidente com a gata de estimação da jornalista, ela rompe a amizade, porém continua a parceria de falsificações. Quando Jack é preso pelo FBI durante uma venda, ele, para ter a pena reduzida, decide cooperar contra Lee.

Baseado em uma história real de falsificação

Poderia me Perdoar? é um filme biográfico que mostra um lado pouco abordado no gênero. Geralmente o(a) protagonista da história é glorificado por suas ações benevolentes, mas no caso deste filme, acompanhamos o surgimento do lado criminoso da protagonista. É uma obra melancólica, a trama toda gira em torno da jornalista decadente que encontra na fraude um meio de voltar à fama. 

Embora seja um filme bem feito e atuado com maestria por Melissa McCarthy, Poderia me Perdoar? não me cativou como esperava. Senti que faltou algo que me conectasse à história contada.

Ficha técnica

Título original: Can You Ever Forgive Me?
Duração: 107 minutos
Gênero: Biografia, Drama, Comédia, Policial
Classificação indicativa: 16 anos
País de origem: Estados Unidos da América
Ano de lançamento: 2018