Uma Fresta no Teto (1972): desconfortável e controverso - Dicas de Filmes Pela Scheila

Pesquisar

sábado, abril 08, 2023

Uma Fresta no Teto (1972): desconfortável e controverso

Uma Fresta no Teto é um polêmico filme de suspense psicológico dirigido por Andrea BianchieJames Kelley, que juntos co-escreveram o roteiro ao lado de Bautista Lacasa e Trevor Preston.

Dicas de Filmes Pela Scheila
Britt Ekland em cena no filme "Uma Fresta no Teto"

Sinopse - Quando Elise (Britt Ekland) conhece o viúvo Paul (Hardy Kruger), imediatamente surge uma paixão. Eles se casam e vão morar na mansão isolada que Paul tem na Espanha. Elise é apresentada ao seu enteado Marcus (Mark Lester), um garoto de 12 anos que parece viver alheio as coisas que acontecem ao seu redor.

Inicialmente madrasta e enteado tem uma convivência amigável. No entanto, com o passar do tempo, Elise começa a suspeitar que Marcus está escondendo algo. Ela vai até o colégio onde o garoto estuda e descobre que ele foi expulso por má conduta. Ao conversar com o diretor (Harry Andrews), Elise fica sabendo que o menino de aparência angelical tem um histórico de abuso de animais e voyeurismo. 

Mais tarde, Elise descobre uma fresta no teto do quarto do casal, ela tenta alertar Paul revelando que Marcus está os espionando, mas Paul é um pai super protetor e não acredita nela. Enquanto ela busca evidências para comprovar a suspeita que o garoto esteja envolvido na morte da própria mão, Marcus joga seu pai contra a madrasta. A partir daí começa um jogo mental perturbador entre Elise e Marcus.

Suspense perturbador sobre psicopatia infantil

Uma Fresta no Teto faz parte da remessa de filmes pouco conhecidos do público. Eu nunca tinha ouvido falar e só assisti por causa do título que à princípio achei bastante curioso. É um bom filme, um pouco lento para um suspense, mas é instigante, lindamente filmado, ótimas atuações e a trama vai ganhando toques macabros conforme avança. 

Na época do lançamento, Uma Fresta no Teto foi censurado em alguns países forçando o diretor a fazer cortes das cenas consideradas inadequadas. A temática abordada é pesada e desconcertante. Assisti a versão sem cortes e algumas cenas são realmente incômodas de ver. Conta a história de um garoto com traços de psicopatia e perversidade sexual que fica obcecado por sua madrasta. Os caminhos tortuosos que essa história percorre são no mínimo perturbadores.

Em suma, Uma Fresta no Teto não é um filme fácil de assistir, é perturbador e inquietante, mas garanto que vale a pena. O desfecho surreal pode soar confuso, mas ao meu ver foi uma finalização certeira. 

Ficha técnica

Título original: La tua presenza nuda!
Duração: 89 minutos
Gênero: Suspense, Drama, Mistério, Terror, Policial
Classificação: 16 anos
País de origem: Itália, Reino Unido, Espanha, Alemanha
Ano de lançamento: 1972