O Páramo (2021): um conto sombrio sobre isolamento - Dicas de Filmes Pela Scheila

Pesquisar

sexta-feira, abril 28, 2023

O Páramo (2021): um conto sombrio sobre isolamento

O Páramo é um drama de terror psicológico espanhol dirigido David Casademunt que também co-escreveu o roteiro ao lado de Fran Menchón e Martí Lucas.

O Páramo
Inma Cuesta e Asier Flores em cena no filme "O Páramo"

Sinopse - A trama se passa no século XIX durante um período de guerra onde as famílias se isolam do mundo. Uma dessas famílias é composta por Salvador (Roberto Álamo), Lúcia (Inma Cuesta) e Diego (Asier Flores) de apenas 10 anos de idade, que estão refugiados em uma pequena fazenda no páramo.

O garoto passa os dias ajudando a mãe nas tarefas domésticas e aprendendo a caçar coelhos com seu pai. Quando um homem misterioso aparece na propriedade, as coisas mudam drasticamente. Salvador vai em busca da família do desconhecido, enquanto Lúcia e Diego permanecem na fazenda aguardando o retorno do patriarca.

Semanas passam e Salvador não retorna. Mãe e filho decidem se trancar dentro de casa depois de notar a presença de um ser assustador rondando a propriedade. O medo crescente se apodera do garoto que teme receber a visita da Besta, um ser demoníaco que se devora pessoas vivas. Enquanto isso, o isolamento compromete a sanidade mental de Lúcia. 

Roteiro bem estruturado

O Páramo é um bom filme sobre isolamento, medo e loucura. Apresenta uma história simples filmada em um cenário modesto, mas eficaz ao construir um clima sombrio que vai crescendo conforme a trama se desenvolve. O filme oferece uma visão instigante e perturbadora da fragilidade da mente humana. É interessante, às vezes assustador, acompanhar o processo de degradação mental da mulher. Por outro lado, é doloroso observar o amadurecimento forçado de uma criança para a fase adulta e que carregará traumas terríveis pelo resto da vida. 

Muito mais que um filme de terror, O Páramo também é uma drama familiar que mostra o quanto o excesso de proteção materno pode afetar o psicológico da criança e de todos ao redor. 

Não é um filme que agrada todos os fãs do gênero de terror, é mais direcionado aos apreciadores do terror atmosférico como por exemplo A Bruxa (2015) e Ao Cair da Noite (2017). Não há muitos elementos no filme que causam sustos no espectador, o terror aqui é mais perturbador. Não está no que vemos, mas no que imaginamos ver (particularmente acho que esse é o pior terror que existe).

Embora não esteja entre os melhores filmes que assisti, O Páramo é um filme bem estruturado, com ótimas atuações e direção segura. Quem olhar para este filme com uma visão mais aprofundada certamente não ficará desapontado.

Ficha técnica

Título original: El páramo
Duração: 93 minutos
Gênero: Terror, Mistério, Drama
Classificação indicativa: 16 anos
País de origem: Espanha
Ano de lançamento: 2021