Blue Jay (2016): um conto agridoce sobre o amor - Dicas de Filmes Pela Scheila

Pesquisar

domingo, abril 30, 2023

Blue Jay (2016): um conto agridoce sobre o amor

Blue Jay é um drama romântico dirigido por Alexandre Lehmann, que também dirigiu Ajustando um Amor (2022) e Paddleton (2019). O roteiro foi escrito por Mark Duplass, que também atua no filme.

Blue Jay
Sarah Paulson e Mark Duplass em cena no filme "Blue Jay"

Sinopse - A trama gira em torno do casal Amanda (Sarah Paulson) e Jim (Mark Duplass). Após mais de vinte anos sem se verem, por um acaso do destino eles se reencontram em um supermercado da cidade natal. Esse reencontro é ao mesmo tempo embaraçoso e, mágico.

Passado o susto, Jim convida Amanda para tomar um café, e, ao longo de um extenso dia o passado de ambos começa a vir à tona. Esse reencontro não serve apenas para lembrar dos momentos passados juntos, evoca reflexões sobre a vida atual do casal, e suas perspectivas para o futuro. Ela enxerga nele os sonhos juvenis perdidos no passado. Ele vê nela a possibilidade de levar para o futuro algo que nunca teve.

Uma história de possibilidades

Descobri a existência de Blue Jay totalmente ao acaso e foi amor à primeira vista. A fotografia em preto e branco é lindíssima, feita numa paleta que remete à nostalgia.

Dolorosamente belo, Blue Jay também é uma é carta aberta sobre arrependimentos e desilusões amorosas, sobre os "e se..." que todos (ou quase todos) os humanos guardam dentro de si. Os diálogos cheios de sensibilidade captam nossa atenção, ora emocionam ora causam risos. O desfecho é agridoce e realista, assim como a vida com seus dias doces e outros melancólicos. 

Ficha técnica

Título original: Blue Jay
Duração: 80 minutos
Gênero: Drama, Romance
Classificação indicativa: 12 anos
País de origem: Estados Unidos da América
Ano de lançamento: 2016