A Escola do Bem e do Mal (2022): um conto de fadas moderno - Dicas de Filmes Pela Scheila

Pesquisar

sábado, abril 29, 2023

A Escola do Bem e do Mal (2022): um conto de fadas moderno

A Escola do Bem e do Mal é um filme de fantasia dirigido por Paul Feig que co-escreveu o roteiro junto de David Magee. O filme é uma adaptação do livro homônimo de Soman Chainani.

Dicas de Filmes Pela Scheila
Sofia Wylie e Sophia Anne Caruso em cena no filme "A Escola do Bem e do Mal"

Sinopse - Agatha (Sofia Wylie) e Sophie (Sophia Anne Caruso) são amigas desde a infância. Enquanto Sophie sonha em se tornar uma princesa de contos de fadas, sua amiga Agatha só quer sair da vila de Gavaldon, onde ela e sua mãe são consideradas bruxas pelos aldeões.

A oportunidade chega quando Sophie escreve uma carta para a Escola do Bem e do Mal, lugar que forma heróis e vilões das muitas histórias dos contos de fadas. Mais tarde, as duas garotas são raptadas por um expecto que as leva para a tão sonhada Escola do Bem e do Mal. Agatha é entregue na escola do bem, enquanto Sophie vai parar na escola do mal. 

Depois de conhecerem suas respectivas escolas, Agatha quer voltar para a vila, mas Sophie fica obcecada na sua transferência para a Escola do Bem. Unindo forças, as duas amigas tentam convencer o Diretor da Escola (Laurence Fishburne) que foi um grande equívoco Sophie ir para a escola do mal, ele diz que mudanças estão fora de cogitação, mas revela que existe uma maneira (que considera impossível) de Sophie conseguir trocar de escola. A partir daí as duas vão tentar buscar desesperadamente por essa chance.

Uma comédia de fantasia genérica

A Escola do Bem e do Mal é um filme exagerado e brega. O enredo traz vários elementos de outros filmes de fantasia, especialmente Harry Potter. O roteiro tenta ser inovador, mas acaba caindo nos clichês do gênero com diálogos arrastados e situações previsíveis. O exagero do uso de CGI também compromete consideravelmente o resultado do filme. 

A Escola do Bem e do Mal conta com um grande elenco formado por nomes como Laurence Fishburne, Charlize Theron, Kerry Washington e Cate Blanchett, porém, seus personagens não são fortes o suficientes para tornar o filme inesquecível. O ponto positivo do filme fica por conta dos cenários coloridos e os figurinos bem elaborados. 

E, embora não chegue nem perto de ser memorável, A Escola do Bem e do Mal é um filme divertido que tenta ser um conto de fadas moderno usando os velhos elementos da fantasia.

Ficha  técnica

Título original: The School for Good and Evil
Duração: 148 minutos
Gênero: Fantasia, Comédia, Drama, Ação
Classificação indicativa: 14 anos
País de origem: Estados Unidos da América
Ano de lançamento: 2022