Não se Preocupe, Querida (2022): uma distopia conflituosa - Dicas de Filmes Pela Scheila

Pesquisar

domingo, fevereiro 12, 2023

Não se Preocupe, Querida (2022): uma distopia conflituosa

Não se Preocupe, Querida é um suspense dramático sobre uma jovem dona de casa que passa a suspeitar de algo sombrio por trás de sua vida perfeita. Foi dirigido por Olivia Wilde que também estrela o filme ao lado de Florence Pugh. O roteiro escrito por Katie Silberman é baseado em uma história de Carey Van Dyke, Shane Van Dyke e Silberman.

Dicas de Filmes Pela Scheila
Florence Pugh e Harry Styles em cena no filme "Não se Preocupe, Querida"

Sinopse - A história se passa em meados da década de 50, na pitoresca cidade operária de Victory. Conhecemos Alice Chambers (Florence Pugh) e seu marido Jack (Harry Styles), um jovem casal apaixonado que desfruta da boa vida que o salário de Jack proporciona. Ele e todos os outros homens da cidade trabalham na sede do Victory Project.

A vida perfeita de Alice é quebrada quando ela testemunha um acidente de avião. Desesperada para ajudar, ela atravessa o deserto e acaba tropeçando na sede do projeto, experimentando alucinações assustadoras. Nos dias seguintes, as visões se intensificam, trazendo à tona verdades sinistras. Sua amiga Margaret (KiKi Layne) revela sofrer das mesmas alucinações.

Mais tarde, durante um jantar, Alice questiona Frank (Chris Pine) e recebe a confirmação de que suas suspeitas tem fundamento concreto. Ela tenta alertar as outras mulheres da cidade, especialmente sua amiga Bunny (Olivia Wilde), que fica furiosa alegando que Alice está colocando em risco o projeto.  Conforme os dias passam, Alice vai ficando cada vez mais paranoica e as tensões dentro da comunidade aumentam consideravelmente. 

Um lugar estranho com gente esquisita


Não se Preocupe, Querida é um filme estranho. Tem um ótimo conceito, um grande elenco, um clima misterioso, mas falta algo. O começo promissor acaba se perdendo em meio a sequências repetitivas de futilidades. Intrigas são lançadas por todo lado e os eventos bizarros instigam o espectador, mas quando as revelações começam a aparecer, tudo que foi construído começa a desmoronar. As peças não se encaixam. 

O filme não me decepcionou porque assisti sem grandes expectativas. Nesta minha vida de devoradora de filmes aprendi que produções muito badaladas podem gerar grandes decepções. Embora não seja um filme ruim, Não se Preocupe, Querida está longe de ser bom. A história não funciona. O roteiro tenta ser mais inteligente do que é, mas os diálogos não convencem e as atitudes dos personagens não fazem sentido.  

No geral, Não se Preocupe, Querida é um filme de altos e baixos. Esteticamente é muito bonito, com cenários e figurinos elegantes, as atuações são na maioria decentes, mas seu maior pecado está no roteiro mau elaborado e na direção fraca. Poderia ser melhor, tinha potencial, mas acabou ficando abaixo da média.

Ficha técnica

Título original: Don't Worry Darling
Duração: 123 minutos
Gênero: Drama, Suspense
Classificação indicativa: 16 anos
País de origem: Estados Unidos da América
Ano de lançamento: 2022