Audácia de Criminoso (1946): sobre intrigas e corrupção - Dicas de Filmes Pela Scheila

Pesquisar

domingo, fevereiro 26, 2023

Audácia de Criminoso (1946): sobre intrigas e corrupção

Audácia de Criminoso é um film-noir pouco conhecido do diretor Otto Brower. O roteiro escrito por Scott Darling e Charles G. Booth é repleto de mistérios e corrupção.
Dicas de Filmes Pela Scheila
William Gargan e Carole Landis em cena no filme "Audácia de Criminoso"


Sinopse - A trama começa com um assassinato misterioso (algo normal para um film-noir). O tenente Sam Carson (William Gargan) se depara com o cadáver de Walter Bard em um carro deixado propositalmente em frente à delegacia de polícia onde trabalha. Ao investigar o cadáver, Carson encontra o nome de Janet Bradley (Carole Landis) nos pertences do morto.

Janet acaba admitindo que o falecido estava fazendo-lhe chantagens. Ao descobrir o suposto envolvimento da moça, Max Calvert (Roy Roberts), proprietário de um jornal, pressiona Carson a prendê-la e dessa forma prejudicar a campanha eleitoral de seu pai para prefeito. No entanto, Carson opta por investigar outros possíveis motivos do crime.

Quando o Dr. Yager (Don Beddoe), o médico legista, informa a Calvert que Bard morreu envenenado, Calvert ordena que ele tire o corpo da delegacia de polícia e substitua por outro cadáver antes que alguém descubra. Enquanto isso, Carson entrevista a ex-mulher de Bard, Nora (Mary Anderson), que é acompanhada por seu advogado e namorado, Arthur Templeton (Charles Russell).

As complicações acontecem quando um prisioneiro decide tomar o lugar do corpo de Bard para escapar da delegacia em uma ambulância. Então, Johnny Williams (Richard Crane), um repórter, encontra o corpo desaparecido em um armário. Enquanto isso, Nora e Templeton confessam voluntariamente que mentiram no depoimento anterior. A partir daí muitas revelações vem à tona...

Um fim-noir modesto

Audácia de Criminoso trata-se de um noir menor, mas que não deixa de ser interessante. A história é intricada, os personagens envolventes e o mistério cresce conforme a trama se desenrola. É bem escrito e atuados. O enredo é carregado de mistérios e o jogo de luzes e sombras aumenta ainda mais o clima de suspense. 

Embora seja pouco conhecido, Audácia de Criminoso é um bom film-noir sobre intrigas políticas, corrupção e paixões avassaladoras. Vale a pena conferir!

Ficha técnica

Título original: Behind Green Lights
Duração: 64 minutos
Gênero: Fim-Noir, Drama, Mistério
Classificação indicativa: 12 anos
País de origem: Estados Unidos da América
Ano de lançamento: 1946