Procura-se Gonker (2023): uma história de amizade - Dicas de Filmes Pela Scheila

Pesquisar

domingo, janeiro 15, 2023

Procura-se Gonker (2023): uma história de amizade

Procura-se Gonker é um drama biográfico dirigido por Stephen Herek que acompanha o desespero de uma família em busca de seu cãozinho perdido. O roteiro de Nick Santora é baseado no livro Dog Gone: A Lost Pet's Extraordinary Journey and the Family Who Brought Him Home, de Pauls Toutonghi.

Procura-se Gonker
Johnny Berchtold e o cão Gonker em cena no filme "Procura-se Gonker"

Sinopse - Fielding (Johnny Berchtold) adota um cachorro enquanto cursava a faculdade. Depois de formado, sem perspectivas de emprego à vista, ele volta para a casa dos pais levando junto Gonker, seu cãozinho de estimação. Gonker rapidamente se torna o mascote da família.

Passado alguns meses, Gonker é diagnosticado com a doença de Addison e precisa de receber uma injeção mensal pelo resto de sua vida. Quando Nate (Nick Peine), seu melhor amigo da faculdade faz uma visita, Fielding leva o amigo para conhecer uma trilha dos Apaches, o cãozinho os acompanha. Ao avistar uma raposa, Gonker a persegue e acaba perdido na floresta.

Os pais de Fielding, John (Rob Lowe) e Ginny Marshall (Kimberly Williams-Paisley) montam uma operação de resgate de Gonker. Enquanto Fielding e seu pai percorrem trilhas e cidades atrás do cãozinho, sua mãe liga liga para jornais e envia panfletos por todo o estado. Por meio de flashbacks descobrimos que Ginny teve um cãozinho de estimação na infância.

O desaparecimento de Gonker ajuda pai e filho a se reconectar, mas o estresse e a saudade de seu melhor amigo faz com que Fielding adoeça gravemente.

Um filme para quem ama cachorros

Procura-se Gonker é um filme que emociona quem ama animais. Só quem já perdeu um animal de estimação conhece a angustia de ter seu melhor amigo sozinho correndo diversos perigos. Mesmo diante das incertezas, o importante nessas horas é nunca perder a fé e acreditar que o animalzinho vai voltar para a família. 

A premissa do filme é simples, é fácil de entender e acompanhar. Tem alguns momentos tediosos, mas no geral é um filme interessante, que além de explorar a incansável busca da família por seu cão, também mostra o amadurecimento da relação entre pai e filho. O cachorro foi o elo de reaproximação da família. 

Procura-se Gonker não é o melhor filme de cachorros que você vai assistir, mas é comovente e irá te fazer derramar algumas lágrimas. Quem gosta de cães não ficará desapontado.

Ficha técnica

Título original: Dog Gone
Duração: 95 minutos 
Gênero: Drama, Aventura, Biografia, Família
Classificação indicativa: 12
País de origem: Estados Unidos da América
Ano de lançamento: 2023