Presságio (2009): um conto apocalíptico - Dicas de Filmes Pela Scheila

Pesquisar

quarta-feira, janeiro 18, 2023

Presságio (2009): um conto apocalíptico

Presságio é um filme de ficção científica estrelado por Nicolas Cage. Foi dirigido por Alex Proyas e escrito por Juliet Snowden e Ryne Douglas Pearson.

Dicas de Filmes Pela Scheila
Nicolas Cage e Rose Byrne em cena no filme "Presságio"

Sinopse - A trama inicia em 1959. A estudante Lucinda Embry (Lara Robison) ouve alguns sussurros quando olha para o sol e escreve números aleatórios em uma folha  que é colocada em uma cápsula do tempo.

Passados 50 anos, a cápsula do tempo é aberta. Calef Kroestler (Chandler Canterbury) recebe a página que Lucinda havia escrito. Se pai John (Nicolas Cage), que é professor universitário, começa a analisar a sequência de números e descobre que são datas de acontecimentos catastróficos.

Conforme avança nas análises,  vai descobrindo diversas revelações e percebe que sua casa está sendo vigiada por criaturas estranhas. Assustado, ele procura por Lucinda e descobre que ela faleceu anos antes, mas ele conhece Diana Wayland (Rose Byrne), filha de Lucinda que revela alguns segredos de sua mãe. Durante esse período de tempo pequenos eventos ocorrem, até que ocorre uma forte explosão solar que afeta toda a forma de vida no Planeta Terra. 

Uma boa história de fim do mundo

Presságio um filme apocalíptico que mescla ciência e religião, trazendo diversas ideias interessantes colocadas em um jogo misterioso onde o suspense só cresce. Aqui, o fim do mundo é mostrado por uma ótica diferente, não ocorre por meio de desastres ambientais ou eventos nucleares, é simplesmente um capricho na natureza que decide acabar com a humanidade na Terra e recriar a vida em outro planeta. O desfecho impactante e pungente instiga a refletir sobre o futuro dos humanos no Planeta Terra.

O filme é envolvente, bem feito, com um roteiro sólido e atuações decentes, principalmente dos protagonistas da história, Nicolas Cage e Rose Byrne, que entregam performances críveis. Nem todos vão concordar, mas eu acho, Presságio é um dos melhores filmes de Nicolas Cage. Não é uma sci-fi que vai revolucionar o gênero, mas vai te deixar pensativo.

Ficha técnica

Título original: Knowing
Duração: 121 minutos
Gênero: Ficção Científica, Drama, Mistério, Suspense
Classificação etária: 12 anos
País de origem: Estados Unidos da América
Ano de lançamento: 2009