Pranto Maldito (2021): sobre uma lenda colombiana - Dicas de Filmes Pela Scheila

Pesquisar

terça-feira, novembro 15, 2022

Pranto Maldito (2021): sobre uma lenda colombiana

Pranto Maldito é um filme de terror que usa lendas folclóricas colombianas para mergulhar no drama de um casal em crise buscando resgatar o relacionamento após uma terrível perda. Foi dirigido por Andres Beltran que co-escreveu o roteiro junto de Anton Goenechea.

Pranto Maldito
Paula Castaño e Andres Londono em cena no filme "Pranto Maldito"

Sinopse - O filme apresenta o casal Sara (Paula Castaño) e Óscar (Andres Londono), que estão tentando salvar o casamento. Para isso, eles decidem tirar alguns dias de férias em uma cabana isolada na floresta com os filhos Alicia (Alanna de la Rossa) e Tomas (Jerónimo Barón).

Porém, ao chegar na cabana, alguns eventos estranhos começam acontecer deixando todos com os nervos à flor da pele. E o que era para ser um tentativa de reconciliação entre o casal e seus filhos acaba distanciando ainda mais.

Suspense psicológico eficiente

Pranto Maldito não traz nada de original, a lenda mostrada no filme é praticamente a versão colombiana de A Chorona, excelente filme guatemalteco. Basicamente é a lenda folclórica latina de uma mulher que perdeu seus filhos para as correntezas do rio e agora vagueia chorando incontrolavelmente em busca de outras crianças que possam substituir os filhos. Apesar de já ter visto essa história em outros filmes, A Maldição da Chorona também apresenta um enredo parecido, gostei bem mais do filme colombiano.

O filme tem uma fotografia muito bonita, os cenários são de uma floresta nos arredores de Bogotá. Em alguns momentos há chuva, noutros muita neblina, misturados com ruídos e choros que deixa uma atmosfera sombria. O elenco toda atua muito bem, especialmente as crianças.

Pranto Maldito não é propriamente um filme de terror, mas um suspense psicológico sobre drama familiar. Provavelmente não agradará a todos por não causar sustos, em contra partida, é um filme bastante tenso. E a tentativa de trazer ao público uma lenda da Colômbia já é um grande feito. O cinema latino também merece ser valorizado.

Ficha  técnica

Título original: Llanto Maldito
Duração: 90 minutos
Gênero: Terror, Drama
Classificação indicativa: 12 anos
País de origem: Colômbia
Ano de lançamento: 2021