segunda-feira, novembro 07, 2022
O Monastério (2022): estranha história de possessão
O Monastério é um filme de terror polonês dirigido por Bartosz M. Kowalski. O roteiro de Kowalski e Mirella Zaradkiewicz conta a história de um policial que se infiltra em um mosteiro remoto para investigar casos de desaparecimento de mulheres.
Sinopse - A história começa em 1957. Um padre tenta assassinar um bebê que ele considera a "semente do mal", mas é morto por policiais antes de concretizar o ato. Trinta anos depois, o policial Marek (Piotr Zurawski) se disfarça de padre e se infiltra em um monastério remoto, conhecido também por ser um sanatório, para investigar o desaparecimento de jovens mulheres levadas ao local para serem submetidas ao exorcismo.
Marek presencia uma sessão de exorcismo, mais tarde descobre que o ritual foi encenado. Ao perceber coisas estranhas acontecendo no sanatório, Marek revela sua verdadeira identidade ao padre Prior Andrzej (Olaf Lubaszenko) e o real motivo de estar no local.
Conforme as investigações avançam, Marek descobre algo horripilante ligado as mulheres desaparecidas. Sua vida passa a correr riscos quando ele fica ciente ele é o bebê chamado de "semente do mal". Marek percebe que entrar no monastério foi fácil, mas sair de lá é praticamente impossível.
Um filme decepcionante
O monastério é um filme de terror sobrenatural que tenta trazer originalidade ao gênero, mas não convence. O começo atmosférico desperta curiosidade que é reforçada por cenários sombrios e um clima de obscuridade, porém, conforma a história avança, todo o trabalho inicial é perdido dentro de um trama repleta de inconsistência e furos no roteiro.
Havia potencial, mas não foi aproveitado. Terminei de assistir bastante frustrada, o desfecho distorcido me deixou com a sensação que perdi tempo assistindo. Por fim, O Monastério é só mais um filme de terror clichê e esquecível.
Ficha técnica
Título original: Hellhole
Duração: 90 minutos
Gênero: Terror
Classificação indicativa: 16 anos
País de origem: Polônia
Ano de lançamento: 2022