Prelúdio para Matar (1975): instigante giallo de Dário Argento - Dicas de Filmes Pela Scheila

Pesquisar

quarta-feira, outubro 12, 2022

Prelúdio para Matar (1975): instigante giallo de Dário Argento

Prelúdio para Matar é um giallo impressionante de Dário Argento, que também dirigiu o fascinante e assombroso Suspiria (1977). O roteiro escrito por Argento e Bernardino Zapponi é intrigante e repleto de pistas (algumas falsas) formando um excelente quebra-cabeça de horror. 

Dicas de Filmes Pela Scheila
David Hemmings em cena no filme "Prelúdio para Matar"

Sinopse - A trama inicia com uma imagem interrompendo os créditos iniciais e já sentimos que estamos diante de um grande filme de terror. Conhecemos Helga Ulman (Marcha Méril), uma brilhante sensitiva, que está prestes a usar seus poderes paranormais durante um importante congresso europeu. Mas durante a apresentação, Helga sente a vibração energética de pensamentos perversos e sombrios. Segundo a sensitiva, alguém da plateia "já matou... e matará de novo".

Após a paletra, Helga comenta com Giordani (Glauco Mauri) sobre as energias que sentiu durante o evento, ela relata que eram "cruéis e infantis". Já em seu apartamento, Helga sente novamente essa vibração energética horripilante, ela descobre que o assassino está no seu prédio e ela será a próxima vítima.

O pianista Marcus Dali (David Hemmings), que é seu vizinho, acaba testemunhando o crime, porém, não vê o rosto do assassino, pois ele estava na rua com seu amigo Carlo (Aldo Bonamono). A partir desse momento, Marcus inicia um investigação para descobrir o assassino de Helga, o pianista conta com a ajuda da repórter Gianna Brezzi (Daria Nicolodi).

Ciente de que viu algo pelos corredores do prédio, o pianista descobre pistas que o levam até uma vila abandonada. Pouco antes, ele marca um encontro com uma mulher, mas ao chegar na propriedade dela, se depara com Amanda Righetti (Giuliana Calandra) assassinada.

Assustado, Marcus viaja até a vila e encontra uma casa-assombrada, e atrás das paredes enfraquecidas pelo tempo, o pianista encontra pinturas que revelarão quem é o assassino. Nesse meio tempo em que Marcus está na casa-assombrada, outro assassinato acontece e, ao saber desse crime, o pianista tem certeza absoluta que será a próxima vítima.

Marcus descobre que uma garotinha possui um desenho semelhante ao que ele encontrou nas paredes da casa abandonada. A menina revela que conseguiu esse desenho num colégio e Marcus e Gianna invadem a escola durante a noite.

Entretanto, um barulho chama a atenção de Gianna, e a repórter vai ver do que se trata. O que o casal não podia imagina é que o assassino também estava no colégio. Marcus encontra os desenhos e descobre a identidade do assassino, porém, ele precisará correr contra o tempo para salvar sua vida e a vida de Gianna. O assassino cruel tem um final brutal. Ao chegar em casa, Marcus junta as peças do quebra-cabeça e percebe que ainda falta uma peça... 

Obra-prima do terror italiano

Dário Argento deixa em Prelúdio para Matar suas melhores qualidades e estabeleceu alguns aspectos importantes para o gênero como a importância de flashbacks e reviravoltas na história. O filme traz assassinatos orquestrados, sequências banhadas em vermelho vibrante, cenários barrocos, trilha sonora marcante e um clima lúdico inigualável, tornando-se um dos melhores giallos de todos os tempos.  

Embarquei na história e juntamente com o protagonista me tornei uma detetive, em cada cena eu pegava uma pista aqui, outra ali, para descobrir quem era o assassino antes do filme terminar, mas a história é tão intrincada, que nenhum dos meus suspeitos era o culpado. A revelação do assassino me surpreendeu. As pistas, mesmo sendo suteis, estavam todas na minha frente, mas só percebi depois que revisei o filme.  

Prelúdio para Matar é uma obra-prima irretocável do cinema europeu e mundial. O suspense está presente o tempo todo e acompanha a trama até o último segundo. A canção de ninar perturbadora permanece na mente mesmo depois dos créditos finais. Altamente recomendável e indispensável para os fãs de terror/suspense.

Ficha técnica

Título original: Profondo rosso
Duração: 126 minutos
Gênero: Terror, Suspense, Clássico, Giallo
Classificação indicativa: 16 anos
País de origem: Itália
Ano de lançamento: 1975