Fronteira do Medo (2019): a utopia do sonho americano - Dicas de Filmes Pela Scheila

Pesquisar

domingo, outubro 16, 2022

Fronteira do Medo (2019): a utopia do sonho americano

Fronteira do Medo é o 10º episódio da antologia de terror do Hulu em parceria com a Blumhouse. Foi dirigido por Gigi Saul Guerrero que co-escreveu o roteiro junto de Efrén Hernández e James Benson. Estreou em julho de 2019.

Fronteira do Medo
Martha Higareda e Barbara Crampton em cena no filme "Fronteira do Medo"


Sinopse - Conhecemos a história de Marisol (Martha Higareda), uma mulher grávida que sobreviveu a um grande trauma nas mãos de Oscar (Felipe de Lara), alguém em quem confiava. Ele atravessou a fronteira e ela quer atravessar também para confrontá-lo. Para isso, ela paga um coiote (Sal Lopez) - pessoa que ajuda os imigrantes a cruzar a fronteira dos Estados Unidos com o México.

Durante a travessia, Marisol faz amizade com uma criança chamada Ricky (Ian Inigo) e também com Santo ( Richard Cabral). Um homem de poucas palavras que a salva de um ataque sexual. Já próximo da fronteira, o grupo de imigrantes é surpreendido pelo cartel que os força a fugirem... 

Então que Marisol acorda em um lugar completamente diferente. Ao seu lado está Betty (Barbara Crampton), uma mulher que age estranhamente e sorri o tempo todo. Betty está cuidando da bebê de Marisol e a convida para conhecer a cidade. Para seu espanto, todas as pessoas que ela encontra agem da mesma maneira que Betty, até mesmo o menino Ricky. Isso a deixa perturbada. Com o passar dos dias, Marisol descobre algo aterrorizante por traz do sonho americano.

Dia da Independência

Fronteira do Medo foi um dos melhores filmes da 1ª temporada da série Into the Dark. A primeira metade do filme  tem alta carga de tensão ao acompanhar os desafios enfrentados pelo grupo de imigrantes ao tentar cruzar a fronteira do México com o Estados Unidos. É triste saber que milhares de pessoas enfrentam coisas do tipo ou até piores na vida real em busca de uma vida melhor.

Na segunda parte ocorre uma reviravolta atordoante. A protagonista sai de um mundo sombrio para acordar numa espécie de utopia, onde tudo soa estranho. As pessoa que lá vivem são exageradamente felizes. Marisol percebe que algo está errado e nós espectadores concordamos com ela. Então surge a revelação aterradora. 

Fronteira do Medo é instigante do início ao fim. O roteiro bem escrito traz um tema atual e bastante relevante sobre a luta dos imigrantes para atravessar a fronteira, também mostra o quão perigoso é a ilusão do sonho americano e por fim apresenta o destino que alguns sem caráter gostariam de dar aos imigrantes. É um ótimo filme/episódio que vale a pena assistir.

Ficha técnica

Título: Into the Dark: Culture Shock
Duração: 91 minutos
Gênero: Terror, Suspense, Ficção Científica, Mistério, Drama
Classificação etária16 anos
País de origem: Estados Unidos da América
Ano de lançamento: 2019