Os 12 Macacos (1995): inquietante viagem no tempo - Dicas de Filmes Pela Scheila

Pesquisar

domingo, setembro 25, 2022

Os 12 Macacos (1995): inquietante viagem no tempo

Os 12 Macacos é um suspense de ficção científica instigante e complexo. Foi dirigido por Terry Gilliam, a partir do roteiro de David Webb Peoples que inspirou-se no curta-metragem La Jetée de Chris Marker

Dicas de Filmes Pela Scheila
Bruce Willis e Brad Pitt em cena no filme "Os 12 Macacos 1996"

Sinopse - 2035. James Cole (Bruce Willis) é um prisioneiro que vive em um complexo subterrâneo sob as ruínas da Filadélfia, ele é selecionado para voltar no tempo a fim de encontrar um vírus mortal que dizimou a humanidade no ano de 1996 e obrigou os sobreviventes a viver no subsolo.

Cole aceita a missão, porém, é enviado a Baltimore em 1990, e não em 1996, conforme planejado. Ele é preso, em seguida é internado em um hospital psiquiátrico com o diagnóstico da Dra. Kathryn Railly (Madeleine Stowe). Lá ele conhece Jeffrey Goines (Brad Pitt), um paciente do hospital que alimenta visões fanáticas.

Submetido a uma rodada de perguntas de diversos médicos, Cole tenta explicar que dali seis anos praticamente toda a humanidade estará extinta e está em suas mãos a única chance de salvação, mas ninguém acredita nele. Cole então tenta fugir, é sedado e trancado em uma cela, porém desaparece sem explicação. Ele acorda novamente em 2035.

Interrogado pelos cientistas, Cole recebe uma segunda chance para concluir sua missão. Primeiramente ele chega a um campo de batalha durante a Primeira Guerra Mundial, é baleado na perna e, em seguida, é transportado para 1996. Cole sequestra a Dra. Railly e a obriga a levá-lo para a Filadélfia.

Cole descobre que Goines é o fundador do Exército dos Doze Macacos. Ao encontrá-lo, Goines nega qualquer envolvimento e diz que, em 1990, foi Cole que teve a ideia de acabar com a humanidade usando um vírus roubado do laboratório do pai virologista de Goines. Cole é novamente transportado para 2035. De volta a 1996, Cole e Railly descobrem juntos que o perigo está mais próximo que podiam imaginar.

Uma obra-prima distópica

Os 12 Macacos é o tipo de filme que por mais que assistirmos dezenas de vezes, sempre haverá uma ou outra informação nas entrelinhas. Na primeira assistida é complexo, mas ao ser revisado outras vezes torna-se entendível e totalmente possível de encaixar todas as peças deste quebra-cabeça, mas para compreender as idas e vindas do roteiro é preciso dedicar atenção total ao filme.

O filme tem um início lento, mas a medida que a história se desenvolve, a trama ganha um ar frenético, as sequências são rápidas e inteligentes, fato este que não o deixa cansativo. O jogo de passado/presente/futuro parece confuso à primeira assistida, porém adquire ares estonteantes após revisado.

O roteiro intrincado passeia pelos anos de 1990, 1996 e 2035, em um vai-e-vem constante. O protagonista tenta cumprir a maior missão de sua vida, enquanto nós, meros espectadores, tentamos nos situar na história e entender se toda a trama foi realidade ou não passou de alucinação.

Ficha técnica

Título original: Twelve Monkeys
Duração: 129 minutos
Gênero: Ficção Científica, Suspense, Mistério
Classificação indicativa: 12 anos
País de origem: Estados Unidos da América
Ano de lançamento: 1995