O Festival dos Trovadores (2022): road movie sobre perdão - Dicas de Filmes Pela Scheila

Pesquisar

domingo, setembro 25, 2022

O Festival dos Trovadores (2022): road movie sobre perdão

O Festival dos Trovadores é um filme de drama turco sobre um filho que tenta entender os motivos que levaram seu pai a abandoná-lo quando criança. Escrito e dirigido Özcan Alper, o filme é adaptado do romance de mesmo nome de Kemal Varol

Dicas de Filmes Pela Scheila
Settar Tanriögen e Kivanç Tatlitug em cena no filme "O Festival dos Trovadores"

Sinopse - Conta a história de Yusuf (Kivanç Tatlitug), um advogado criminalista bem sucedido que carrega uma grande mágoa de seu pai por tê-lo abandonado ainda na infância. Para sua surpresa, seu pai, Heves Ali (Settar Tanriögen), aparece inesperadamente 25 anos depois de sua partida.

Heves é um músico itinerante, idoso e doente, que está seguindo para o Festival de Trovadores em Anatólia. De passagem na cidade, ele resolve visitar o filho. Mas o encontro abre feridas do passado nunca cicatrizadas e reaviva a esperança de Yusuf ter o amor de um pai. 

Um filme introspectivo

O Festival dos Trovadores é um filme intimista sobre relações familiares abaladas. O enredo introspectivo é melancólico às vezes, mas não é melodramático. Em vez de provocar lágrimas, o filme induz reflexões sobre a possibilidade de superar mágoas profundamente enraizadas. É compreensível a raiva que Yusuf sente do pai, que volta 25 anos depois para desaparecer novamente.

Assistir O Festival dos Trovadores foi uma grata surpresa. Diferente dos outros filmes turcos, esse drama é um road movie sobre reaproximação e perdão. Uma jornada que cutuca as feridas mais doloridas para depois cicatrizá-las por completo.

Ficha técnica

Título original: Asiklar Bayrami
Duração: 102 minutos
Gênero: Drama
Classificação indicativa: 12 anos
País de origem: Turquia
Ano de lançamento: 2022