Mar do Norte (2021): sobre um desastre ambiental - Dicas de Filmes Pela Scheila

Pesquisar

quarta-feira, setembro 21, 2022

Mar do Norte (2021): sobre um desastre ambiental

Mar do Norte é um filme-catástrofe norueguês dirigido por John Andreas Andersen, mesmo diretor de Terremoto (2018) e Inferno na Ilha (2010). O roteiro foi escrito por Lars Gudmestad e Harald Rosenløw-Eeg.

Dicas de Filmes Pela Scheila
Kristine Kujath Thorp em cena no filme "Mar do Norte"

Sinopse - Quando o governo norueguês decidiu explorar os campos de petróleo do Mar no Norte, não imaginava que a natureza um dia ia cobrar a conta. 50 anos depois, as consequências ambientais começam a se manifestar quando uma rachadura se abre no fundo do oceano, colapsando uma plataforma.

A operadora de submarinos, Sofia (Kristine Kujath Thorp), faz parte de uma equipe designada para procurar os desaparecidos e avaliar a causa dos danos. No entanto, eles descobrem que o acidente é apenas o começo de uma catástrofe apocalíptica. Sofia tenta alertar os diretores da empresa petrolífera, mas estes tentam encobrir os erros perante o mundo. 

Mais tarde, Sofia fica sabendo que seu companheiro, Stian (Henrik Bjelland), ainda está em uma plataforma de petróleo e a empresa não fará nada para resgatá-lo. Desesperada, ela terá que lutar contra todas as adversidades para salvar seu amado antes que seja tarde demais.

Uma boa ideia que foi mal executada

Mar do Norte é um filme-catástrofe mediano que poderia ter sido melhor. A história é interessante, fala sobre um desastre ambiental causado pelo homem, algo crível de acontecer. O enredo traz uma mensagem pertinente que se fosse trabalhada de uma maneira mais realista, o resultado seria mas satisfatório.   

Os efeitos CGI são ótimos, mas ritmo oscilante, os clichês vívidos e as atuações típicas de filmes de desastre deixam a trama desinteressante. Houve mais foco no resgate que nas forças destruidoras do evento, fato este que deixa o filme com a sensação de ser mais do mesmo. No geral, Mar do Norte mais decepciona que impressiona.

Ficha técnica

Título original: Nordsjøen
Duração: 104 minutos
Gêneros: Ação, Suspense, Drama
Classificação indicativa: 12 anos
País de origem: Noruega
Ano de lançamento: 2021