Picnic na Montanha Misteriosa (1975): uma história intrigante - Dicas de Filmes Pela Scheila

Pesquisar

domingo, julho 31, 2022

Picnic na Montanha Misteriosa (1975): uma história intrigante

Picnic na Montanha Misteriosa é uma obra-prima surrealista do diretor Peter Weir e roteiro de Cliff Green. É um filme de fantasmas sem fantasmas, de repressão sexual sem sexo, uma história sem solução, um quebra-cabeça que faltam peças e, tudo isso misturados com melancolia e fascinação, onde acompanhamos o desespero de personagens serenos. 

Dicas de Filmes Pela Scheila
Anne-Louise Lambert, Jane Vallis e Karen Robson em cena no filme "Picnic na Montanha Misteriosa"

Sinopse - A trama começa agoniante, com imagens da natureza e uma trilha sonora feita com flautas de Pã. O clima de suspense é um presságio de que algo anormal aconteceria naquele dia que a princípio seria um passeio agradável a um grupo de alunas do rigoroso colégio Appleyard College.

Era um sábado, 14 de fevereiro de 1900, um grupo de alunas resolve fazer um piquenique em Hanging Rock, perto do monte Macedon, no estado de Victoria (Austrália).

No colégio, pouco antes do passeio, já percebemos uma ambiguidade nos personagens. Durante o piquenique, que decorria tranquilo aparentemente. Eis que surgem prelúdios de algo sobrenatural no ambiente: o relinchar dos cavalos ao chegar no local, aves fazendo barulho no céu, o som de uma flauta de Pã que mais parece um grito de angústia. Os relógios param ao meio-dia; as formigas devoram o bolo da merenda. 

Enquanto as garotas descansam e brincam, em uma clareira, um grupo formado por três alunas e uma professora decidem subir as rochas. Elas cochilam juntas e os animais da floresta caminham entre os corpos deitados na rocha sem provocar reações. O zumbido dos insetos acorda todas ao mesmo tempo. Juntas, elas caminham como se estivessem em transe.

Uma delas, a mais medrosa, desce a montanha gritando, trata-se de Edith (Christine Schuler). E a partir desse momento nada mais se sobe sobre as estudantes desse pequeno grupo. Não há sinal do que possa ter acontecido com elas. Simplesmente desapareceram feito fumaça.

O que poderia ter acontecido com as alunas e a professora? Ao longo da trama vamos recebendo pistas, migalhas, peças desse quebra-cabeça. Mas não recebemos nenhuma solução concreta sobre o mistério, e isso deixa o espectador intrigado.

Será que a montanha as tragou? Ou elas foram abduzidas por extraterrestres? Talvez raptadas e assassinadas pelos dois rapazes que estavam em outro piquenique? E qual a ligação de Sara (Margareth Nelson), a única estudante proibida de ir ao passeio, com o acontecimento? São perguntas que todos os espectadores farão em determinado momento.

A cada nova cena, novos mistérios surgem. Por que as garotas vão, no meio de transe, tirando suas roupas ao seguirem rumo ao cume da montanha? Qual a ligação disso com a professora desaparecida, vista pela última vez por Edith, apenas com roupas íntimas, também escalando as rochas? Muitas perguntas, poucas respostas.

Intrigante caso de desaparecimento

Picnic na Montanha Misteriosa sugere mas não responde com convicção, que há um elemento de repressão sexual na base do mistério. São apenas suposições, nada de concreto para esclarecer o sumiço das garotas.

Por ser um filme bastante lento e impenetrável em vários momentos, acaba não sendo indicado para todos os públicos. Mas quem decidir encará-lo, vai se deparar com uma obra genial, impecável e de rara beleza. Assisti duas vezes, porém, Picnic na Montanha Misteriosa continua indecifrável.

Ficha técnica

Título original: Picnic at Hanging Rock
Duração: 115 minutos
Gênero: Mistério, Drama, Clássico
Classificação indicativa: 12 anos
País de origem: Austrália
Ano de lançamento: 197