No Tempo das Diligências (1939): um clássico de John Ford - Dicas de Filmes Pela Scheila

Pesquisar

domingo, julho 24, 2022

No Tempo das Diligências (1939): um clássico de John Ford

No Tempo das Diligências é um clássico absoluto do gênero de western dirigido pelo genial cineasta John Ford. O roteiro de Dudley Nichols é bastante ousado para o ano de lançamento. Introduzir e definir nove personagens complexos dentro de um western como esse não é tarefa fácil, e John Ford o fez com maestria, por isso merece todos os nossos aplausos.


No Tempo das Diligências
John Wayne, Louise Platt e George Bancroft em cena no filme "No Tempo das Diligências"

Sinopse - O filme inicia quando uma mensagem telegráfica é transmitida de Lordsburg, mas os fios são cortados. Assim sendo, fica evidente que o grupo está tendo problemas com os guerreiros Apaches próximo da fronteira do Arizona com o México. Em Tonto, Buck (Andy Devine), o condutor de uma diligência, pede aos passageiros que tomem seus lugares. Embarcam um médico alcoólatra, um xerife, uma prostituta, um banqueiro, um jogador, um vendedor de whisky e uma mulher grávida.

A diligência parte para Lordsburg escoltada por um destacamento da cavalaria. Os passageiros são alertados pelo Tenente Blanchard (Tim Holt) sobre os problemas que Geronimo e seus homens têm causado na região.

A diligência segue por entre as formações rochosas do Vale do Monumento quando se ouve um tiro. É Ringo Kid (John Wayne), um pistoleiro fugitivo que faz sinal para a diligência parar. O fora-da-lei diz que teve problemas com seu cavalo e pede para seguir como passageiro até Lordsburg. O xerife Curly (George Bancroft) desarma-o e o prende.

Na Estação de Dry Fork, os passageiros descem e Lucy (Louise Platt) descobre que as tropas de seu marido foram juntar-se aos soldados em Apache Wells. Como a cavalaria não vai continuar escoltando a diligência, Gatewood (Brenda Fowler) insiste em continuar a viagem mesmo sem sua proteção. O xerife Curly faz uma votação entre os passageiros e há apenas um voto contra a continuação da viagem.

Os passageiros são notificados de que a diligência já se acha pronta para partir em direção à Apache Wells. Durante o percurso, a temperatura cai e, depois de passar por uma tormenta de areia, a diligência chega à Apache Wells após 7 horas na estrada. Quando a diligência está para partir, avistam-se sinais de fumaça dos Apaches nas colinas distantes.

Eles se apressam para chegarem rapidamente à balsa para a travessia do rio. Ao chegarem ao local, verificam que os Apaches haviam atacado e destruindo a balsa. Curly diz para Ringo que vai precisar da ajuda dele. Após conseguirem um local para atravessarem o rio, a viagem continua em seu último trecho para Lordsburg. De repente, Geronimo e seus guerreiros surgem prontos para atacarem a diligência. O confronto se inicia de forma terrível.

Ousado para sua época

No Tempo das Diligências é um filme que não necessita de muitas palavras. Em diversos momentos, as imagens são capazes de transmitir a mensagem pretendida. Por isso, os diálogos surgem apenas quando necessários, isso não quer dizer que o filme tenha um ritmo lento, pelo contrário, consegue prender a atenção do inicio ao fim.

A ousadia do diretor John Ford em reunir personagens-ícones do período do western: a prostituta, o jogador de cartas, o pistoleiro injustiçado, o médico bêbado, o xerife inflexível, o banqueiro corrupto, o caixeiro viajante; faz deste filme uma obra-prima do cinema hollywoodiano.

Nos Tempos das Diligência é um puro faroeste, um western clássico que vai além das histórias de mocinho e bandido, conecta em seu enredo principal diversas tramas paralelas, e assim permite reflexões sobre temas como culpa, ambição, moral e idealismo.

Ficha técnica

Título original: Stagecoach
Duração: 96 minutos
Gênero: Aventura, Faroeste, Clássico
Classificação indicativa: 10 anos
País de origem: Estados Unidos da América
Ano de lançamento: 1939