Filme: O Estranho Caso de Angélica (2010) - Dicas de Filmes Pela Scheila

terça-feira, 31 de maio de 2022

Filme: O Estranho Caso de Angélica (2010)

"O Estranho Caso de Angélica" é um filme de drama português dirigido por Manoel de Oliveira. O roteiro foi escrito pelo diretor em 1952, mas só em 2010 virou filme.

A trama se passa em Portugal da década de 50. Durante uma forte tempestade, Isaac (Ricardo Trêpa), um fotógrafo judeu sefardita, é chamado com urgência por uma família enlutada para tirar fotos de sua filha, Angélica (Pilar López de Ayala), que morreu repentinamente.

Chegando na casa, Isaac se depara com uma linda jovem vestida de noiva. Imediatamente fica deslumbrado com a sua beleza. Enquanto procura o melhor ângulo, o fotógrafo vê através da lente de sua câmera Angélica abrir os olhos e sorrir para ele.

Após esse fato inusitado, Isaac fica obcecado pela moça morta. Ele tenta executar seu trabalho nas vinhas, mas a imagem de Angélica não sai de sua mente. Ele começa a se afastar do mundo exterior. Dona Rosa (Susana Sá), dona da pensão onde Isaac está hospedado percebe o comportamento estranho de seu inquilino e comenta com os outros hóspedes.

Conforme os dias passam, mais obcecado Isaac se torna. Ele começa a ter visões com o espírito de Angélica e é dominado por uma insanidade inexplicável que o faz perder o controle sobre a realidade ao seu redor.
O Estranho Caso de Angélica (2010)
Cena do filme "O Estranho Caso de Angélica"

Uma poesia visual


Manoel de Oliveira tinha 101 anos de idade quando dirigiu "O Estranho Caso de Angélica", isso é um ponto que deve ser levado em consideração antes de assistir o filme. Trata-se de uma obra de arte que conta uma história incomum de uma maneira poética.  É um filme elegante, com uma fotografia soberba que apresenta enquadramentos perfeitos que parece uma poesia visual, por esse motivo já vale a pena assistir. 

"O Estranho Caso de Angélica" é uma obra simples e complexa de um diretor centenário que nos desafia a ver através das lentes a continuidade da vida. 

Duração: 97 minutos

Gênero: Drama, Fantasia

Classificação indicativa: 14 anos

País de origem: Portugal, Espanha, Brasil

Ano de lançamento: 2010

Minha nota: 7.0/10

O filme é: Intimista; Poético; Onírico