Primavera, Verão, Outono, Inverno e... Primavera (2003): sobre aprendizados - Dicas de Filmes Pela Scheila

Pesquisar

sábado, abril 30, 2022

Primavera, Verão, Outono, Inverno e... Primavera (2003): sobre aprendizados

Primavera, Verão, Outono, Inverno e... Primavera é um filme de drama maravilhoso escrito e dirigido por  Kim Ki-duk. É um filme de poucos diálogos e traz de volta a importância do silêncio, vista sob a perspectiva budista, para nossa contemporaneidade.

Primavera, Verão, Outono, Inverno e... Primavera
Jae-kyeong Seo e Yeo-jin Ha em cena no filme "Primavera, Verão, Outono, Inverno e... Primavera"

Sinopse - A trama gira em torno do mestre budista (Oh Young-su), que vive com uma criança pequena (Seo Jae-kyung) numa casa flutuante no meio de um lago, cercado de picos montanhosos e verdejantes.

Utilizando-se de uma simplicidade ascética, o mestre reprime seu pupilo. E assim como as estações do ano, cada aspecto de suas vidas é introduzido com uma intensidade que conduz ambos a uma profunda espiritualidade, com muitas lições de vida para o espectador.

Acima de tudo, os monges são seres humanos, eles também caem nas armadilhas da roda da vida, dos desejos, sofrimentos e paixões que cercam cada um de nós.

Sobre os olhos atentos do sábio monge, acompanhamos a perda da inocência do seu pupilo, o despertar para o amor quando uma mulher entra em sua vida, o poder letal do ciúme e da obsessão, o preço do perdão, o esclarecimento das experiências.

Assim como sugere o título, a narrativa é segmentada por cinco episódios correspondentes às estações do ano. Estações essas que se misturam, de maneira poética e singular, com os ciclos da vida do homem, que tem sob as costas o peso dos deuses que protegem, que amam, e que castigam, quando necessário.

Um filme de significados

Primavera, Verão, Outono, Inverno e... Primavera é um filme para quem busca aprendizado, reflexão e silêncio. A vida é um eterno recomeço. Cada episódio possui um significado. Como exemplo citarei os animais que ilustram cada estação: um cão, na primeira primavera; um galo, no verão; um gato, no outono; a serpente, no inverno; e uma tartaruga, no recomeço de uma nova primavera.

No desenrolar do filme vamos observando como acontece a maturidade de um ser humano, que praticamente isolado do mundo, vivendo em uma casa flutuante na companhia de um mestre budista, ainda vem a conhecer todas as marcas das coisas mundanas, tais como a violência (que surpreendentemente se revela na infância, marcado pela primeira primavera), o sexo (na adolescência acalentada pelo sabor do verão), do ciúme e da obsessão (proveniente dos dissabores da paixão, agora, marcado pelo outono). É possível o espectador se identificar em cada episódio porque todos esses sentimentos, bons ou maus, existem dentro de nosso íntimo.

Primavera, Verão, Outono, Inverno e... Primavera é uma obra delicada e visceral, tudo ao mesmo tempo. Profundo e silencioso, não necessita de muitos diálogos para dizer tudo. Faça suas escolhas e aprenderá com elas. Erros foram feitos para aprender e aceitá-los é o primeiro passo para adquirir maturidade.

Sinto um imenso prazer em recomendar essa pequena grande pérola do cinema oriental para todos os apreciadores dos melhores filmes e como disse Fellini: "O cinema é um modo divino de contar a vida." E  Primavera, Verão, Outono, Inverno e... Primavera conseguiu de forma sublime expressar a beleza existente na natureza das coisas e das pessoas.

Ficha técnica

Título original: Bom Yeoreum Gaeul Gyeoul Geurigo Bom
Duração: 103 minutos
Gênero: Drama, Romance
Classificação indicativa: 16 anos
País de origem: Coreia do Sul
Ano de lançamento: 2003