Pelo Amor e Pela Morte (1994): um giallo espirituoso - Dicas de Filmes Pela Scheila

Pesquisar

domingo, março 20, 2022

Pelo Amor e Pela Morte (1994): um giallo espirituoso

DellaMorte DellAmore é um giallo do cineasta Michele Soavi. O roteiro escrito por Gianni Romoli foi baseado em um popular fumetti (como eram chamadas as histórias em quadrinhos italianas) de meados dos anos 80 chamado Dylan Dog, de Tiziano Sclavi.

Dicas de Filmes Pela Scheila
Anna Falchi e Rupert Everett em cena no filme "Pelo Amor e Pela Morte"

Sinopse - Considerado por muitos como um dos melhores filmes de terror/comédia da década de 90, o filme conta a história do coveiro Francesco Dellamorte (Rupert Everett) que tem uma rotina muito nada comum: matar os mortos que voltam à vida após sete dias do 'primeiro' falecimento.

Para lidar com essas forças sobrenaturais inexplicáveis, o coveiro conta com a ajuda do seu ajudante e único amigo, Gnaghi (François Hadji-Lazaro). Todas as noites eles tem a mesma rotina: matar mortos no cemitério, seja com tiros na testa ou golpes certeiros de picareta.

A rotina de Francesco muda quando ele conhece uma viúva (Anna Falchi), e acaba se apaixonando por ela. A moça frequenta o cemitério todos os dias para chorar pela morte do marido. Certo dia, o coveiro toma coragem e declara todo o seu amor pela viúva.

No entanto, estava fazendo sete dias da morte do marido, e como já era de esperar, ele volta a vida como zumbi e morde sua viúva. Para impedir que a moça volte como zumbi depois de sete dias, Francesco acerta-a com um tiro na cabeça. Fato que não resolve absolutamente nada, pois após sete dias ela volta para "atazanar" a vida do coveiro.

Desiludido com sua vida, Francesco decide antecipar o trabalho da morte. Como se não bastasse essa "nova profissão", o coveiro acaba se relacionando com mulheres idênticas a sua viuvinha zumbi e seus relacionamentos se tornam cada vez mais efêmeros.

Giallo de zumbis 

Sou fã do cinema italiano de terror, gosto da textura dos filmes, suas cores vibrantes e exageradas e os mistérios intermináveis que as obras deste gênero costumam ter e, Pelo Amor e Pela Morte é um daqueles achados cinematográficos incríveis, fazia tempo que não ria tanto assistindo um filme de terror. Além das cenas engraçadas, tem várias cenas poéticas e muito surrealismo. Tudo que se imagina de bizarrice, acontece nessa obra.

Dosando horror e humor na medida certa, Pelo Amor e Pela Morte é um dos melhores filmes de zumbi que assisti. Esse giallo pouco conhecido consegue inovar um tema saturado do cinema. É um filme para ver e rever.

Ficha técnica

Título original: DellaMorte DellAmore
Duração: 105 minutos
Gênero: Terror, Comédia, Fantasia, Giallo
Classificação indicativa: 14 anos
País de origem: Itália, França
Ano de lançamento: 1994