O Tigre e o Dragão (2000): uma história instigante - Dicas de Filmes Pela Scheila

Pesquisar

segunda-feira, março 21, 2022

O Tigre e o Dragão (2000): uma história instigante

O Tigre e o Dragão é um ótimo filme do diretor Ang Lee. O roteiro de Hui-Ling Wang, James Schamus e Kuo Jung Tsai fala sobre honra e lealdade, amor e renúncias, e foi baseado em um romance épico de cinco volumes do escritor Wang Du Lu. O filme é falado em mandarim e retrata a China no início do século XIX, através da disputa de dois casais de guerreiros por uma espada lendária. 

O Tigre e o Dragão
Michelle Yeoh e Chow Yun-Fat em cena no filme "O Tigre e o Dragão"

Sinopse - A trama é centrada em dois papéis femininos: a aristocrata Jen (Zhang Ziyi) e a corajosa Yu Shu Lien (Michelle Yeoh). As duas são lutadoras valentes e seus destinos se cruzam durante a Dinastia Ching. Enquanto Jen tenta passionalmente se libertar dos limites que a sociedade lhe impôs, mesmo que isto signifique desistir dos seus privilégios aristocráticos para assumir uma vida de crimes e paixões.

Yu Shu Lien, que passa boa parte da vida em busca de justiça e honra, descobre, tarde demais, as consequências de um amor não realizado com o guerreiro Li Mu Bai (Chow Yun-Fat). 

Ele se cansou de passar a vida lutando por toda a China e resolveu abandonar a peregrinação. Li Mu Bai pede a Yu Shu Lien para guardar sua espada, porém, esta é roubada por uma figura misteriosa que, possivelmente, também foi a responsável pelo envenenamento do antigo mestre do guerreiro. E os destinos das duas guerreiras irá conduzi-las a uma violenta e surpreendente jornada, que vai forçá-las a fazer uma escolha que mudará suas vidas drasticamente.

Beleza, energia e criatividade

Para assistir O Tigre e o Dragão o espectador deve ter em mente que verá durante os 120 minutos, a gravidade sendo desafiada a cada segundo. Os guerreiros Wudan seguem um manual e são treinados à exaustão, buscando o máximo da leveza de seu corpo. Aqui temos três mulheres guerreiras, incluindo  a Raposa Jade (Cheng Pei-Pei), a grande vilã da trama e apenas um homem. Algo bastante incomum no cinema, mesmo nos dias atuais.

As lutas presentes no filme são coreografadas com rara beleza, energia e criatividade, mas não é apenas as artes marciais que se destacam em O Tigre e o Dragão, também tem espaço para um amor incondicional e correspondido, porém não concretizado entre o guerreiro Li Mu Bai e a valente Yu Shu Lien, e um romance proibido pelo qual torcemos por um final feliz entre a jovem aristocrata Jen e o ladrão Nuvem Negra.

Outro ponto alto do filme que merece destaque é a fotografia impressionante de regiões desérticas da China, que ganhou um Oscar por sua beleza impar. E o que dizer do desfecho, O Tigre e o Dragão tem um final poético que ficou em aberto para inúmeras interpretações... Talvez seja uma fábula, talvez não, isso cabe a cada espectador formular sua própria interpretação.

Ficha técnica

Título original: Wo Hu Cang Long
Duração: 120 minutos
Gênero: Ação, Aventura, Romance, Drama, Clássico
Classificação indicativa: 18 anos
País de origem: Estados Unidos da América, China, Hong Kong, Taiwan
Ano de lançamento: 2000