A Menina do Outro Lado da Rua (1976): história sobre solidão - Dicas de Filmes Pela Scheila

Pesquisar

sábado, outubro 02, 2021

A Menina do Outro Lado da Rua (1976): história sobre solidão

A Menina do Outro Lado da Rua é um pequeno grande filme do cineasta Nicolas Gessner. O roteiro de Laird Koenig é baseado no seu livro homônimo e é um minucioso estudo de personagem.

Dicas de Filmes Pela Scheila
Jodie Foster e Martin Sheen em cena no filme "A Menina do Outro Lado da Rua"

Sinopse O filme segue Rynn Jacobs (Jodie Foster), uma garota de 13, solitária, que vive com seu pai poeta, enquanto mantém um segredo sombrio no porão. Embora sempre que alguém aparece, ela lhe diz que seu pai está muito ocupado para cumprimentar seus convidados ou se encontra fora da cidade. Fato que desperta desconfiança de seus vizinhos conservadores.

Certo dia, Frank Hallet (Martin Sheen), filho de Cora Hallet (Alexis Smith), proprietária da casa, faz uma visita inesperada e, encontrando-a sozinha, faz investidas sexuais, deixando-a desconfortável com a situação.

Na manhã seguinte, Cora entra abruptamente na casa e faz perguntas agressivas a Rynn sobre seu pai. A menina diz que seu pai está em Nova York e aproveita para revelar o assédio que sofreu do filho de Cora. A conversa entra elas fica cada vez mais tensa e, em determinado momento, Cora insinua que pretende descer no porão, pois independente de estar alugada, a casa ainda é de sua propriedade. Rynn impede.

Mais tarde, Cora retorna e, ignorando as objeções de Rynn, abre o alçapão do porão. Perturbada com o que vê ali, ela tenta fugir, mas derruba o suporte da porta do porão. Rynn tenta remover as evidências da presença da Sra Hallet no porão, para isso ela conta coma ajuda de Mario (Scott Jacoby), sobrinho do policial Miglioriti (Mort Shuman). Aos poucos, vai surgindo uma bela amizade entre os jovens conforme os segredos entre eles aumentam. Mas afinal, qual é o segredo que Rynn guarda a sete chaves?

Suspense psicológico intenso

A Menina do Outro Lado da Rua é um pequeno grande filme de suspense da década de 70. O enredo envolvente é incrivelmente certeiro ao tocar em muitos aspectos diferentes da protagonista, sendo um estudo de personagem fascinante e intrigante. O contexto macabro da história poderia ter excedido o seu propósito, mas o mantém irrevelável, sendo mais sugerido do que almejado. O mistério cresce conforme os diálogos se intensificam. Os cenários melancólicos se encaixam perfeitamente no contexto da história narrada. 

O filme foi "vendido" como um filme de terror, mas na realidade é um suspense psicológico intenso. O roteiro liricamente denso e a atmosfera sombria dão asas a nossa imaginação. Descobrir o que está acontecendo com o misterioso pai da protagonista nos mantém interessados na trama até o final. Embora o desfecho vago possa desagradar alguns, A Menina do Outro Lado da Rua é um filme excepcional do início ao filme, mesmo se tratando de uma obra feita para a TV.

Todo o elenco está incrível, mas Jodie Foster está perfeita em seu papel ao fornecer uma atuação madura vivendo uma garota de 13 anos lidando com a solidão e questões bastante adultas. Bem escrito e dirigido, A Menina do Outro Lado da Rua é um filme que merece ser redescoberto por todos que apreciam bons filmes.

Ficha técnica

Título original: The Little Girl Who Lives Down the Lane
Duração: 100 minutos
Categorias: Suspense, Mistério, Drama, Terror, Clássico
Classificação: 16 anos
País de origem: Canadá, França
Ano de lançamento: 1976