Clara - Um Amor Além do Universo (2018): a vida continua - Dicas de Filmes Pela Scheila

Pesquisar

domingo, outubro 17, 2021

Clara - Um Amor Além do Universo (2018): a vida continua

Clara - Um Amor Além do Universo é um filme de ficção científica do diretor Akash Sherman a partir do roteiro que ele co-escreveu  com James Ewasiuk

Clara - Um Amor Além do Universo
Patrick J. Adams e Troian Bellisario em cena no filme "Clara - Um Amor Além do Universo"

Sinopse - Na trama, o Dr. Isaac Bruno (Patrick J. Adams) é um astrônomo e professor de astrofísica da Universidade de Ontário, em Toronto, que está obcecado em descobrir a existência de vida fora da Terra. Essa obsessão foi um meio dele preencher o vazio que sente após uma tragédia em sua vida que levou à dissolução de seu casamento com a astrônoma Dra. Rebecca Jenkins (Kristen Hager).

Devido seu comportamento obsessivo, Isaac acaba suspenso por tempo indeterminado da universidade, isso significa que ele não terá acesso a recursos universitários ou equipamentos, dificultando sua busca. Isaac então faz um anúncio oferecendo moradia e alimentação a quem se interessasse ser uma assistente voluntária. 

Eis que surge Clara (Troian Bellisario), uma artista que não tem nenhuma formação em astrofísica e aparentemente uma sem-teto. Um pouco contrariado, o cientista contrata a moça. Ela é misteriosa, guarda segredos irreveláveis. 

Isaac se concentra nos resultados das estrelas anãs M , acreditando ser um nicho com o qual ninguém mais se preocupará. Quando Clara encontra um exoplaneta promissor, Isaac invade a universidade no meio da noite, alegando ter permissão de seu amigo Charlie (Ennis Esmer), para obter mais dados sobre o planeta. Charlie fica furioso quando descobre a mentira, mas também intrigado com os resultados dos dados.

Clara convence Isaac a entrar em contato com Rebecca, apesar de sua relutância. A turbulência em suas vidas é finalmente revelada. Mais tarde, Isaac e Clara descobrem que outra pessoa descobriu o planeta uma semana antes deles, Isaac fica desanimado. Ele logo decide se concentrar em encontrar evidências diretas de vida, ao invés de apenas um planeta potencialmente habitável. Enquanto isso, Clara adoece gravemente.

Uma história de amor com o Cosmos

O universo é uma obra-prima estruturada ou uma amálgama ilimitada de aleatoriedade? essas são questões exploradas em Clara - Um Amor Além do Universo, uma ficção científica bastante interessante. Porém, o filme não é propriamente sobre ciência e sim uma história de amor com o Cosmos. Não espere grandes efeitos CGI porque não há, "Clara" é um filme mais filosófico que traz uma mensagem muito bonita que só é revelada nos minutos finais. 

O filme induz a refletir sobre as relações humanas, o protagonista é tão obcecado em encontrar vida lá fora que esquece de olhar para as vidas ao seu redor. Às vezes, quando tudo parece desmoronar, chega alguém estranho que permanece o tempo necessário para reorganizar as coisas. Clara - Um Amor Além do Universo também é um filme sobre renovação.

Outra questão levantada no filme é sobre deixar de viver a vida que deseja aqui na Terra por acreditar que tem algo melhor esperando do outro lado. É importante cultivar a esperança que a vida continua além da morte, mas é fundamental viver o agora. Particularmente acredito em Deus como o criador de tudo que existe e também acredito na continuidade da vida, mas isso não me limita e viver da melhor forma possível. Meu lema de vida é ser uma boa pessoa para tornar a Terra melhor e não apenas para merecer um pedaço do céu.

Não é a melhor ficção científica que existe, mas é um bom filme sobre buscas, sejam elas quais forem. Por fim, também acredito que há vida lá fora e que "eles" já estão entre nós.

Ficha técnica

Título original: Clara
Duração: 115 minutos
Gênero: Ficção Científica
Classificação etária: 10 anos
País de origem: Canadá, Estados Unidos da América
Ano de lançamento: 2018