Os Olhos de Laura Mars (1978): um suspense intrigante - Dicas de Filmes Pela Scheila

Pesquisar

quinta-feira, agosto 12, 2021

Os Olhos de Laura Mars (1978): um suspense intrigante

Os Olhos de Laura Mars é um filme de suspense dirigido por Irvin Kershner a partir do roteiro escrito por David Zelag Goodman e John Carpenter, que também escreveu a história original.

Dicas de Filmes Pela Scheila
Faye Dunaway em cena no filme "Os Olhos de Laura Mars"

Sinopse - A trama gira em torno de Laura Mars (Faye Dunaway), uma fotógrafa de moda que insere elementos gráficos e violentos por meio de cenas de morte e assassinato em suas fotos. Algo que gera polêmica, mas lhe dá fama.

Acontece que Laura passa a ter visões de crimes que vem ocorrendo à pessoas próximas a ela. Contudo, a fotógrafa vê através dos olhos do assassino, o que a transforma em uma testemunha ocular, sem conseguir identificar quem é o serial killer.

Ajudada pelo investigador John Nelville (Tommy Lee Jones), Laura tenta dar algum sentido às suas visões de maneira a conseguir identificar o assassino. A situação se complica quando ela tem a visão de que será a próxima vítima.

Sobre crimes brutais e pessoas exageradas

Os Olhos de Laura Mars é um suspense interessante que nos remete ao glamour exorbitante da moda na década de 70. O culto a aparência e a futilidade das pessoas que viviam nesse meio é assustador, tanto quanto as mortes que ocorrem no decorrer da trama.

Enquanto assistia notei a sua semelhança com os filmes italianos, principalmente de Dario Argento, porque o mesmo tem todas as características do giallo: um assassino psicopata que carrega frustrações do passado; a estrutura policial no estilo Edgar Wallace e assassinatos brutais (no caso deste filme, as mortes não são explícitas como ocorre nos giallos). Mas, certamente Os Olhos de Laura Mars seria um excelente exemplar do cinema italiano do horror.

Os Olhos de Laura Mars é um filme de exageros e de estereótipos que pode soar cafona ao ser assistido nos dias atuais, mas na época de lançamento foi o campeão de bilheterias. O destaque fica para a trilha sonora que é deliciosa de ouvir, algo incomum para filmes do gênero.

Ficha técnica

Título original: Eyes of Laura Mars
Duração: 104 minutos
Gênero: Terror, Suspense, Mistério
Classificação indicativa: 14 anos
País de origem: Estados Unidos da América
Ano de lançamento: 1978