Filme: A Nuvem (2020) - Dicas de Filmes Pela Scheila

Pesquisar

quarta-feira, agosto 11, 2021

Filme: A Nuvem (2020)

Temos aqui mais um drama familiar pesado sendo vendido como terror. "La nuée" não é um filme de terror, o enredo é sobre uma família disfuncional que luta para sobreviver em um mundo caótico, onde o sacrifício e a ganância caminham lado a lado. Foi dirigido por Just Philippot a partir do roteiro de Jérôme Genevray e Franck Victor. O lançamento aconteceu em 2020.

Conhecemos Virginie Hébrard (Suliane Brahim), uma mãe solo que vive em uma fazenda com seus filhos adolescentes Laura (Marie Narbonne) e Gaston (Raphael Romand). Tentando manter a fazenda e os filhos, ela tem criado gafanhotos como fonte de proteína, mas não obtém sucesso, para decepção da filha. 

Após um desentendimento com o filhos e frustrada por não pagarem o valor que os insetos valem, Virginie entra na estufa de gafanhotos e destrói os ninhos, mas escorrega, se fere e desmaia. Ao acordar, ela vê os gafanhotos se alimentando da ferida em seu braço, assustada, ela rapidamente foge do recinto.

Na manhã seguinte, Virginie nota uma mudança drástica nos gafanhotos, os insetos estão mais ativos e se reproduzindo rapidamente. Em um ato desesperador, ela permite que os gafanhotos se alimentem de seu braço. Virginie passa a fornecer sangue de animais para os gafanhotos que se reproduzem cada vez mais rápido. 

Em um acesso de raiva, Laura rasga uma das estufas, permitindo que uma nuvem da gafanhotos escape. Os insetos atacam Gaston e sua cabra de estimação. Conforme os insetos se multiplicam, a saúde mental de Virginie se deteriora, preocupando Karim (Sofian Khammesas), um amigo próximo. Laura também observa as mudanças comportamentais da mãe, até que certo dia ela vê algo que a deixa horrorizada.

Drama familiar intenso


"A Nuvem" é o tipo de filme que não agrada a todos. É lento do início ao fim e também não tem elementos de terror, há algumas cenas grotescas, mas nada que causa repugnância, medo ou pavor (a cena do cachorrinho realmente é torturante). 

O enredo pega coisas mundanas e as transforma em algo terrível, focando nas consequências gravíssimas quando um habitat é alterado. A ideia é boa, se fosse melhor trabalhada daria um ótimo filme. São os pequenos detalhes que prejudicam o filme todo.  É um drama familiar intenso, com boas atuações e os efeitos especiais convencem, mas o desfecho deixou a desejar. "A Nuvem" tinha pretensão de ser, mas definitivamente não é um filme de terror. Ainda assim, gostei do que vi e fiquei tensa em alguns momentos.

Duração: 101 minutos
Categorias: Drama, Terror, Fantasia
Classificação: 12 anos
A Nuvem (2020)
CURIOSO; BIZARRO; INTRIGANTE