domingo, maio 09, 2021
Filme: Whiplash - Em Busca da Perfeição (2014)
"Whiplash" é um filme intenso do início ao fim, capaz de deixar qualquer espectador sem fôlego. O filme termina, mas continuamos extasiados pelo som da bateria. O roteiro é excelente, aborda assuntos como talento, obsessão, compulsão, pressão, esforço, determinação e objetivos. Além do mais, provoca reflexões sobre os limites humanos, éticos e profissionais.
Lançado em 2015, esse filme perturbador foi escrito e dirigido por Damien Chazelle, um jovem diretor de apenas 29 anos de idade. Ganhou o Oscar nas categorias de Melhor Ator Coadjuvante, Melhor Edição e Melhor Mixagem de Som. Também recebeu indicações nas categorias de Melhor Filme, e Melhor Roteiro Adaptado.
A história gira em torno do jovem baterista Andrew Neiman (Miles Teller), um rapaz solitário que deseja profundamente ser o melhor baterista da sua geração e marcar seu nome para sempre na história da música americana, assim como, seu grande ídolo Buddy Rich.
Andrew consegue uma vaga no melhor conservatório do país e faz de tudo para atrair a atenção do reverenciado mestre do Jazz, o exigente Terence Fletcher (J.K. Simmons).
Através de muito esforço e dedicação, Andrew consegue a tão sonhada vaga na orquestra principal do conservatório Schaffer, mas a disciplina rígida mantida por Fletcher transforma o sonho do rapaz em uma obsessão doentia, colocando em risco sua saúde física, mental e até seus relacionamentos familiares e amorosos.
Ao ser explorado ao máximo pelo seu mestre, o jovem baterista entra em uma caminho perigoso e autodestrutivo.
"Whiplash - Em Busca da Perfeição" é uma jornada eletrizante. Os cortes sincronizados ao jazz nos joga dentro da trama e, de cena em cena, vamos acompanhando a crescente obsessão do jovem músico em busca da perfeição. Entretanto, nada é suficientemente bom para o seu mestre, Andrew repete, por horas a fio, o mesmo trecho musical, até encontrar a sincronia perfeita.
Flatcher é perfeccionista, por isso é capaz de identificar um instrumento levemente desafinado em meio a dezenas de notas, e não hesita em protestar rudemente, utilizando métodos cruéis que despertaram uma discussão sobre educação e a fronteira entre incentivar o alunos a darem o melhor de si ou abusar psicologicamente dos mesmos.
A sequência final é algo inacreditável e conseguiu mexer com meu psicológico profundamente. Assistir esse filme foi uma experiência impossível de descrever em palavras. "Whiplash - Em Busca da Perfeição" está entre os melhores filmes que assisti e, apesar do desconforto que causou, entrou para os meus favoritos.
TENSO; ELETRIZANTE; PERTURBADOR; REFLEXIVO
Duração: 106 minutos
Categorias: Drama, Musical
Classificação: 12 anos