domingo, maio 09, 2021
Filme: O Discreto Charme da Burguesia (1972)
"Le Charme Discret de La Bourgeoisie" é um filme soberbo e poderoso do diretor Luis Buñuel com roteiro de Jean-Claude Carrière. Considerado um clássico cult, essa obra-prima é marcada por metáforas e acontecimentos surrealistas que devem ser analisados atentamente.
Lançado em 1972, ganhou o Oscar na categoria de Melhor Filme Estrangeiro e recebeu indicações na categoria de Melhor Roteiro Original.
Quando eles chegam no restaurante, se deparam com o corpo do dono do estabelecimento sendo velado no meio da sala ao lado, isso tira o apetite, e todos desistem do jantar.
Novamente, eles tentam se reunir, todos os convidados chegam, mas os anfitriões desaparecem. Uma das empregadas da casa avisa que os patrões fugiram pela janela, e os convidados saem correndo, pensando que fosse uma armadilha, pois todos estão envolvidos com tráfico de drogas.
Outra tentativa dos seis amigos se reunirem é interrompida novamente, por manobras do Exército. E assim se segue o filme inteiro, tentativas engraçadas e frustradas de seis amigos, que desejam apenas jantar juntos.
"O Discreto Charme da Burguesia" é uma comédia divertida e inteligente que faz críticas a superficialidade e a hipocrisia da burguesia da época, pessoas que se mostravam sorridentes e superiores, mas que não passavam de gente comum, com problemas e sentimentos semelhantes aos de qualquer outro ser humano.
"O Discreto Charme da Burguesia" mostra os sonhos dentro de sonhos... precisamos estar atentos para descobrir onde termina a fantasia e começa a realidade.
O filme inteiro é uma crítica inteligente e muito bem planejada. Sem dúvida é uma obra de bom gosto direcionada para um público pensante.
EMBLEMÁTICO; DIVERTIDO; CURIOSO
Duração: 102 minutos
Categorias: Comédia, Fantasia, Drama, Clássico
Classificação: 14 anos