Filme: Vidas Sem Rumo (1983) - Dicas de Filmes Pela Scheila

Pesquisar

sábado, maio 22, 2021

Filme: Vidas Sem Rumo (1983)

"The Outsiders" é um drama excelente lançado em 1983 e dirigido por Francis Ford Coppola. Baseado no romance homônimo de Susan Eloise Hinton, o filme mostra lindas mensagens sobre desejos juvenis, amadurecimento, amizade, lealdade e perdas.

O filme marcou geração e reúne jovens atores que se consagrariam: Tom Cruise, Rob Lowe, Ralph Macchio, Patrick Swayze, Matt Dillon, Emilio Esteves, C. Thomas Howell, Glenn Withrow, e Diane Lane.

A trama aborda a busca por identidade e autoafirmação de toda uma juventude, que em meio à crise de valores provocada pelas incertezas do pós-guerra e da guerra fria, tenta se encontrar em meio as transformações e avanços tecnológicos.

Quando Ponyboy Curtis (C. Thomas Howell) sai do cinema numa tarde de sol, ele é perseguido e violentamente atacado por um grupo de Socs. A ponto de ser torturado, sendo salvo por seus irmãos e alguns amigos.

O jovem Steve Randle (Tom Cruise) trabalha em um posto de gasolina com o mecânico e irmão de Ponyboy, Sodapop Curtis (Rob Lowe). 

Já Two-Bit Mathews (Emilio Estevez) é um desempregado, sempre pronto para bebedeiras e brigas. Dallas Winston (Matt Dillon) sempre às voltas com a polícia. É ele que demonstra um afeto especial por Ponyboy e Johnny Cade (Ralph Macchio), os mais jovens do grupo, com 14 e 16 anos. Ainda tem Darrel Curtis (Patrick Swayze) que é o irmão mais velho de Ponyboy e Sodapop.

Johnny é frustado por se sentir ignorado pelos pais, ocupados demais em brigar entre si. Darrel trabalha na construção de casas, ele precisou abrir mãos dos estudos para cuidar dos irmãos após a morte dos pais, e assim, evitar que os garotos fossem enviados para o orfanato.

Contudo, Darrel e Ponyboy estão em constante conflito enquanto Sodapop tenta manter a harmonia na pequena família. Dallas é complexado e pensa que seu pai e irmão o traem. Sua dedicação a Johnny e Ponyboy é talvez sua forma de expressar como ele mesmo gostaria de ser tratado.

Juntos eles formam uma gangue, os Greasers. Johnny e Ponyboy acabam conhecendo Cherry Valance (Diane Lane) e Marcia (Michelle Meyrinck) no cinema. Cherry havia brigado com seu namorado, Bob Sheldon (Leif Garrett), um Soc. Mais tarde, Ponyboy e Johnny são atacados pelo namorado de Cherry. Bêbado, Bob tenta afogar Ponyboy em uma fonte e acaba esfaqueado por Johnny.

Durante a fuga, Johnny e Ponyboy recebem ajuda de Dallas, que os escondem em uma igreja. Mais tarde, tentando salvar crianças presas na igreja que se incendeia, os amigos se ferem e Johnny mais gravemente. O conflito entre as gangues chegam ao auge. É marcada uma briga para resolver as pendências.

No decorrer do filme vamos acompanhando a transformação dos jovens, o amadurecimento surge entre perdas e ganhos, partidas e chegadas, desventuras e dor. Mesmo abordando temas fortes como racismo e descriminação, "Vidas Sem Rumo" consegue ser poético e envolvente.

Não é perfeito, mas é um filme interessante, que faz jus ao maravilhoso livro do qual foi adaptado. Coppola também reuniu um elenco competente e promissor. 
"Vidas Sem Rumo" é um filme sobre amadurecimento que merece ser redescoberto por todos os apaixonados por cinema.

Duração: 91 minutos
Categorias: Drama, Policial
Classificação: 14 anos
Filme: Vidas Sem Rumo (1983)

AFLITIVO; POÉTICO; MELANCÓLICO