Filme: Shame (2011) - Dicas de Filmes Pela Scheila

Pesquisar

segunda-feira, maio 17, 2021

Filme: Shame (2011)

"Shame" é um filme que levanta inúmeras possibilidades. Na minha interpretação, o filme mostra a superficialidade das relações modernas, pautadas em encontros descartáveis e exaltação ao materialismo. Esse drama britânico foi dirigido por Steve McQueen, que também assina o roteiro ao lado de Abi Morgan. Estreou nos cinemas em 2011.

A trama acompanha a rotina de Brandon (Michael Fassbender), um nova-iorquino de 30 anos, bem sucedido, porém longe da irmã, Sissy (Carey Mulligan), sem amigos e viciado em sexo. 

Para manter o vício, Brandon contrata garotas de programa, aluga vídeos pornográficos e busca por parceiras (e até parceiros) em bares, boates e também na rua. Mas sua rotina é transformada com a chegada da irmã Sissy, que chega sem avisar. Ela é cantora e está com depressão. 

Agoniado com a presença da irmã no apartamento, Brandon resolve sair com sua colega de trabalho Marianne (Nicole Beharie). Ele tenta iniciar um relacionamento afetivo com a jovem, porém não consegue levar adiante.

"Shame" em tradução livre significa Vergonha. E, é exatamente isso que o protagonista sente de si mesmo, vergonha de praticar sexo. Segundo a psicologia, o dependente sexual sente culpa e vergonha de sua condição, fatores estes que dificultam o envolvimento afetivo. 

O filme retrata muito bem essa culpa que as pessoas que tem o distúrbio carregam dentro de si. Brandon é um protagonista maduro, bem-sucedido profissionalmente e solitário.

Percebemos suas angústias através do seu olhar melancólico. Senti um vazio extremo enquanto assistia, é uma trama dolorosa, são dois personagens autodestrutivos que gritam por socorro. Percebi aqui um retrato perfeito das relações líquidas, pessoas muito ocupadas com suas vidas vazias.

Duração: 101 minutos
Categorias: Drama
Classificação: 16 anos
Filme: Shame (2011)

OUSADO; EXISTENCIAL; MELANCÓLICO