Filme: Quando Voam as Cegonhas (1957) - Dicas de Filmes Pela Scheila

Pesquisar

quinta-feira, abril 15, 2021

Filme: Quando Voam as Cegonhas (1957)

"Летят журавли" ou "Letyat Zhuravli" é um filme que esfrega à nossa frente toda a crueldade da guerra e mostra os efeitos que a mesma tem sobre a vida das pessoas. Essa obra-prima do cineasta Mikhail Kalatozov faz o coração ficar apertado e lágrimas jorrarem copiosamente.

Lançado em 1957, esse filme soviético ganhou o Palma de Ouro no Festival de Cannes. O roteiro foi escrito por Viktor Rozov que adaptou sua peça de mesmo nome.

A trama gira em torno do casal de namorados Veronika (Tatyana Samojlova) e Boris (Aleksey Batolov). Eles estão profundamente apaixonados. Durante os passeios pelas ruas de Moscou, o casal faz planos de casarem e serem felizes.

Entretanto, a guerra começa e muitos homens são convocados para lutarem nos campos de batalha. Boris faz parte dessa remessa de soldados. Veronika fica desolada ao descobrir que seu grande amor se alistou voluntariamente, mas promete esperar por ele.

Os dias demoram a passar... meses se passam e nenhuma notícia de Boris, sua família teme que o pior tenha acontecido, mas Veronika segue confiante de que seu amado irá voltar.

Mas as notícias que chegam são tristes, dizem que Boris foi ferido mortalmente nos campos de batalha, Veronika novamente fica desolada e acaba aceitando o pedido de casamento de Mark (Aleksandr Shvorin), primo de Boris.

Diversos comboios de feridos chegam a Moscou e toda a família de Boris decide ajudar a cuidar dos feridos, inclusive Veronika.

Ainda que estando casada com Mark e trabalhando no hospital, Veronika pensa em Boris todos os dias, no seu íntimo ela acredita que o seu amado está vivo em algum lugar.

O desespero da moça é muito grande ao ponto dela desistir de viver, porém, um pequeno milagre evita que Veronika tire sua própria vida. O conflito mundial acaba e Veronika vai receber os soldados na esperança que Boris esteja entre eles. O desfecho é emocionante e épico.

A história contada em "Quando Voam as Cegonhas" não é original. Já vimos tantas outras vezes casais apaixonados separados pela guerra. Mas o fato deste filme ser diferente está na maneira como enfatiza a dor da separação e o desespero misturado à esperança. 

O enredo é simples, mas comovente e reflexivo. Acompanhamos o nascer de uma linda história de amor e sofremos quando nos damos conta do trágico fim que este amor terá. Aliás, o filme como um todo é tão trágico em sua representação da guerra e no efeito que ela tem sobre as pessoas. As cenas finais, quando a verdade é revelada, são cheias de emoção e horror do que a guerra pode criar nas pessoas. Difícil acabar de assistir sem sentir um terrível amargor na boca e um sufocamento no peito.

Quando Voam as Cegonhas" é muito mais que um filme de guerra, é sobre o comportamento humano em tempos de guerra. Sentimentos como amor, patriotismo, sofrimento, bravura, desespero, covardia, corrupção e luto são explorados com maestria e no final se mesclam e se amarram por um bichinho de pelúcia, numa cena delicada de ver e amarga de sentir.

"É humano esperar coisas boas."

Duração: 97 minutos
Categorias: Guerra, Drama, Romance, Clássico
Classificação: 12 anos
Filme: Quando Voam as Cegonhas (1957)

INTIMISTA; IMERSIVO; DOLOROSO; AFLITIVO