Filme: Camille Claudel (1988) - Dicas de Filmes Pela Scheila

Pesquisar

sexta-feira, abril 16, 2021

Filme: Camille Claudel (1988)

 Quando decidi assistir "Camille Claudel" imaginei que seria mais uma biografia da qual eu não conhecia, mas eis que vem a surpresa, um filme fantástico e intenso, com atuação magistral de Isabelle Adjani, que merece todos os aplausos.


Este filme francês foi dirigido por Bruno Nuytten, que também escreveu o roteiro com base na obra de Reine-Marie Paris. Lançado em 1988, recebeu indicações ao Oscar nas categorias de Melhor Atriz e Melhor Filme Estrangeiro.

A trama resume a trajetória de vida da escultora Camille Claudel (Isabelle Adjani), uma linda jovem francesa que aos 17 anos de idade se muda para Paris. Algum tempo depois, ela conhece um dos maiores artistas do seu tempo, Auguste Rodin (Gerárd Depardieu), de quem se torna assistente e musa inspiradora.

O ano é 1885, a família de Camille é totalmente contra a jovem ser assistente de Rodin, já temendo pela reputação da moça. Camille tinha apenas 19 anos e Rodin, 45 anos, quando aconteceu o primeiro encontro.

Rodin era casado com Rose Beuret (Danièle Lebrun) e tinha um filho. Em 1888, Camille completamente apaixonada pelo professor, decide sair da casa dos pais e morar numa casa alugada pelo amante.  O casal passa a frequentar locais públicos e eventos, isso escandaliza a sociedade parisiense da época. Essa fase também marca as intensas obras sensuais produzidas pela aluna e pelo mestre.

No entanto, Camille começa a se sentir sozinha e o relacionamento com Rodin a deixa deprimida. Seu maior sonho era casar-se com seu amado, mas este jamais abandou a esposa legítima. Em 1892, Camille Claudel sofre um aborto, deixando-a completamente abalada.

Em 1898, após 15 anos de um relacionamento destrutivo, Camille decide abandonar a casa onde vivia e sair da vida de Rodin. É durante esse período que a artista produz a maior quantidade de esculturas, pois está determinada em esquecer o amante e mergulha de cabeça no trabalho.

Camille Claudel passa a viver trancada em seu ateliê, e tinha apenas a companhia dos seus animais de estimação. Ela começa a enfrentar sérios problemas financeiros e entrega-se ao vício do alcoolismo. A escultora tenta expor suas obras na Exposição Universal, mas após ser recusada, passa a acreditar que existia um complô de Rodin contra ela.

Revoltada, ela se isola cada vez mais das pessoas. Em 1906, Camille Claudel esculpe sua última escultura, após isso, ela destrói todas as obras que produz. A partir daí, suas angustias se transformam em psicose.

"Camille Claudel" é um filme esplendoroso que conta a trágica história de uma talentosa artista incompreendida em sua época. Camille foi uma mulher intensa, criativa, ousada, que amou tanto a arte ao ponto de esquecer-se de si mesma; uma mulher injustiçada que só buscava o reconhecimento pelo seu trabalho; uma mulher que se entregou de corpo e alma a uma paixão avassaladora que virou loucura e se tornou sua ruína; uma mulher a frente do seu tempo destinada a solidão.
Filme: Camille Claudel (1988)

"Camille Claudel" é uma história triste, deixa um amargor na boca e um vazio na alma (não recomendo para pessoas que estiverem passando por momentos depressivos). 

O filme chega a ser visceral ao mostrar que a genialidade e a solidão caminham juntas em direção à loucura.

"Nunca pense em superfícies e sim em profundidades."

INTENSO; PUNGENTE; MELANCÓLICO


Duração: 175 minutos

Categorias: Biografia, Drama, Romance

Classificação: 12 anos