Filme: O Quarto do Pânico (2002) - Dicas de Filmes Pela Scheila

Pesquisar

quarta-feira, abril 07, 2021

Filme: O Quarto do Pânico (2002)

 "Panic Room" é um bom filme de suspense, tenso na medida certa. Foi lançado em 2002 e dirigido por David Fincher, a partir do roteiro escrito por David Koepp que inspirou-se em uma notícia sobre salas de pânico.


A trama é centrada em Meg Altman (Jodie Foster), recém-divorciada que se muda juntamente com a filha Sarah (Kristen Stewart), para uma nova casa, mais espaçosa que a antiga. 

O antigo proprietário havia construído um quarto para proteger os moradores de invasores. As paredes do quarto foram construídas com aço e há dentro várias câmeras de segurança e linha telefônica separada do restante da casa.

Logo após a mudança, a casa é invadida por três homens: Junior (Jared Leto), neto do proprietário anterior; Burnham (Forest Whitaker), funcionário da empresa de segurança da residência; e Raoul (Dwight Yoakam), um atirador recrutado por Junior. Os invasores estão atrás de 3 milhões de dólares que estão justamente no quarto do pânico.

À princípio, os assaltantes pensavam que a residência estava desocupada, mas ao entrarem na casa percebem que os novos moradores acabaram de se mudar. Meg vê a invasão através dos monitores de vídeo na sala de pânico. Ela acorda Sarah e as duas se escondem no quarto do pânico.

A partir daí acompanhamos um interessante jogo de gato e rato. Enquanto os criminosos tentam entrar no quarto, mãe e filha buscam alternativas para se proteger fazendo uso dos equipamentos que o quarto do pânico oferece.

De todos os trabalhos que assisti de David Fincher, "O Quarto do Pânico" é o mais simplório, mas isso não significa que o filme seja fraco, pelo contrário, é um suspense bem acima da média. Apesar de alguns clichês, o roteiro foi bem elaborado, oferecendo ao público uma história ágil, com boas surpresas e algumas reviravoltas. Outro ponto positivo que vale a pena ressaltar é o uso dos efeitos especiais que transformam a casa como um personagem da história.

O filme oferece uma visão ampla dos dois lados, sabemos o que um lado está planejando, mas não fazemos ideia de qual será a resposta do outro lado, que na maioria das vezes nos surpreende. A maneira como o filme é conduzido pelo seu idealizador nos faz lembrar dos suspense de Hitchcock, o precursor da técnica na qual um fato anunciado pode ser mais tenso que qualquer reviravolta.

Filme: O Quarto do Pânico (2002)
Passado tantos anos de lançamento, "O Quarto do Pânico" está mais atual que nunca, visto que nos dias atuais vivemos apreensivos com a falta de segurança e a tendência das pessoas de transformar suas casas em fortalezas, não para de crescer. 

Mesmo com roteiro simples, o filme te prende durante toda a narrativa. Não gostei do desfecho, mas isso não anula o clima tenso e claustrofóbico que senti enquanto assistia.

TENSO; CLAUSTROFÓBICO; AFLITIVO

Duração: 112 minutos

Categorias: Suspense, Policial, Drama

Classificação: 14 anos