Filme: Juventudes Roubadas (2014) - Dicas de Filmes Pela Scheila

Pesquisar

domingo, abril 04, 2021

Filme: Juventudes Roubadas (2014)

"Testament of Youth é um telefilme britânico lançado em 2014. Foi dirigido por James Kent e escrito por Juliette Towhidi, com base no livro de memórias da Primeira Guerra Mundial, escrito por Vera Mary Brittain.

A trama inicia em 1914. Conhecemos Vera Brittain (Alicia Vikander), uma jovem que sonha estudar na Universidade de Oxford. Enquanto estuda para o exame de admissão, ela também se diverte ao lado do seu irmão mais novo, Edward (Taron Egerton) e seus amigos, Victor (Colin Morgan) e Roland Leighton (Kit Harington). E, contrariando seu pai (Dominic West), Vera faz o exame de admissão do Somerville College, em Oxford, e passa.

Antes de se matricular em Oxford, Vera e Roland - dois jovens poetas apaixonados pelas palavras - iniciam um romance. Pouco tempo depois, inicia a Primeira Guerra Mundial, e Vera, sem imaginar a proporção dessa guerra, ajuda a convencer seu pai a deixar Edward se juntar ao exército em vez de Oxford; Roland e Victor também se alistam.

Quando começam a chegar as listas de soldados mortos em combate, Vera sente que precisa ajudar os soldados de alguma forma, então deixa seus estudos na Universidade de Oxford para se tornar uma enfermeira de guerra num hospital na Inglaterra.

Durante um breve reencontro com Roland, Vera fica sabendo da sobre suas experiências traumáticas da guerra de trincheiras na Frente Ocidental. Ele então a pede em casamento e ambos decidem se casar na próxima licença dele. Os meses passam, e durante o Feriado de Natal, enquanto espera por seu noivo, Vera recebe uma notícia que marcará sua vida, para sempre.

Os anos passam... Em 1917, Vera que ainda atua como enfermeira voluntária, pede para ser transferida para a França e assim poder ficar mais perto de Edward. Enquanto aprende a cuidar dos soldados inimigos, ela salva a vida do irmão. Ele vai lutar na Itália e ela volta para a casa dos pais, no entanto, as notícias que chegam da guerra não são nada boas...

"Juventudes Roubadas" é um drama biográfico capaz de colocar o espectador dentro dos horrores da Primeira Guerra Mundial. Apesar de triste, é um filme muito bonito que mostra a visão da guerra sob a ótica de uma jovem mulher. 

A protagonista desta história real, que se apresenta, ora corajosa, ora fragilizada, nos dá a dimensão da realidade vivida fora dos campos de batalha. Aqueles que lutam sofrem, mas aqueles que ficam em casa sofrem duplicado. 

Profundo, sensível e melancólico, "Juventudes Roubadas" é um ótimo exemplar sobre a Primeira Guerra. É um filme poderoso, que nos dá a dimensão de uma guerra que jamais deveria ter existido, pois sabemos que foram os resquícios da Primeira Guerra que originaram a Segunda Guerra, ainda mais devastadora. Vera Brittain foi uma mulher louvável, que enxergou no sofrimento a luz para levar ao mundo uma mensagem passivista.

Duração: 129 minutos
Categorias: Biografia, Drama, Guerra, Histórico
Classificação: 14 anos
Filme: Juventudes Roubadas (2014)

SENSÍVEL; MELANCÓLICO; DEVASTADOR