Filme: Jackie (2016) - Dicas de Filmes Pela Scheila

Pesquisar

domingo, março 07, 2021

Filme: Jackie (2016)

 "Jackie" é um filme biográfico lançado em 2016 e contou com a direção do chileno Pablo Larraín. O roteiro de Noah Oppenheim narra os acontecimentos vividos por Jacqueline Kennedy nos quatro dias posteriores ao assassinato de seu marido, o então presidente dos Estados Unidos John F. Kennedy. 

Já na estreia, o filme ganhou o prêmio de Melhor Roteiro no Festival de Veneza. Recebeu indicação ao Oscar na categoria de Melhor Atriz.

O filme inicia no momento que Jackie Kennedy (Natalie Portman) recebe em sua casa, o historiador e analista político Theodore H. White (Billy Crudup) para discutir o legado de seu marido John F. Kennedy (Caspar Phillipson), assassinado uma semana antes.

Jackie tinha 34 anos quando o seu marido foi eleito presidente dos Estados Unidos. Sua elegância a tornou instantaneamente num ícone da moda e rapidamente a transformou em uma das mulheres mais famosas do mundo. 

Porém, no dia 22 de Novembro de 1963, durante uma viagem de campanha a Dallas, John F. Kennedy é assassinado diante do público. Jackie presencia toda a cena, impactada e sem saber como ajudar o marido, simplesmente o abraça, sabendo que ele já está morto. 

Traumatizada com a situação, Jackie enfrenta com muita força e elegância a dura semana que segue após o assassinato. Ela precisa consolar seus filhos, desocupar a Casa Branca que ela cuidadosamente restaurou e organizar o funeral do marido.

O clima pesado permeia durante toda a obra, "Jackie" é um filme dramático e melancólico, é impossível assisti-lo sem passar outro filme na mente sobre a reação de cada pessoa próxima ou não da Casa Branca diante do acontecido. 

Cresci admirando Jacqueline Kennedy por sua elegância e também por sua força, e nesse sentido o filme não me decepcionou. Natalie Portman está perfeita no papel da primeira-dama, a semelhança é impressionante, passei o filme todo com a sensação de estar vendo diante da tela a própria Jackie Kennedy.

A fotografia é um dos pontos positivos desta obra. Filmado em 16 mm, o filme nos transporta para os anos 60 através de uma uma paleta de cores em tons pasteis que ao mesmo tempo reflete o estilo da época e os famosos figurinos de Jackie Kennedy, deixando no espectador uma sensação de regresso ao passado a um dos mais traumatizantes momentos da história dos Estados Unidos. "Jackie" é um filme interessantíssimo sobre o 'mito de Camelot' recriado por Jacqueline em meio à sua tristeza. 

Filme: Jackie (2016)
MELANCÓLICO



Duração: 100 minutos

Categorias: Biografia, Histórico, Drama

Classificação: 14 anos