Filme: Anguish (2015) - Dicas de Filmes Pela Scheila

Pesquisar

quinta-feira, fevereiro 18, 2021

Filme: Anguish (2015)

"Anguish" é um drama com toques de terror lançado em 2015. Foi escrito e dirigido por Sonny Mallhi. O enredo é baseado em uma história real. A trama inicia com Lucy (Amberley Gridley) sofrendo um acidente fatal após discutir com sua mãe Sarah (Karina Logue) sobre a possibilidade da garota ir acampar com amigos. Em seguida conhecemos Tess (Ryan Simpkins), uma adolescente que sofre há anos com um transtorno mental. Ela vai morar com sua mãe Jessica (Annika Marks), na mesma cidade de Lucy.

Depois de instaladas na nova casa, Tess decide conhecer a cidade e enquanto passa de skate pela rodovia, ela observa uma cruz - local do acidente de Lucy. Ao aproximar da cruz, Tess é puxada ao chão por uma força invisível.

Ao chegar em casa, Tess passa a ver fenômenos sobrenaturais que ela acredita ser alucinações provocadas pela doença. Passados alguns dias, a garota vai até a livraria que Sarah trabalha e diz algo que somente Lucy diria, isso deixa Sarah preocupada.

Conforme o tempo passa, as alucinações de Tess evoluem e a garota tem um colapso mental. Ela é socorrida pela mãe, levada ao hospital e medicada. Os médicos acreditam que Tess sofra de Transtorno de Identidade Dissociativa, mais conhecido como Dupla Personalidade. O Padre Meyers (Ryan O'Nan), amigo de Jessica, sugere a ela uma sessão de exorcismo pois crê que Tess esteja possuída por demônios.

Ao sair do hospital, Tess sai do carro em movimento e corre em direção a casa onde Lucy vivia com sua mãe. Lá, Sarah revela a Jessica que Tess pode ter um dom mediúnico. A partir daí a relação das duas mães será crucial para a finalização da história.

"Anguish" não é um filme de terror propriamente dito, mas um drama familiar de horror sobre morte, luto e aceitação. O filme caminha por uma linha tênue entre o drama e o horror, sem nunca ultrapassar os limites, isso certamente deixará alguns fãs de terror frustrados, principalmente aqueles que buscam jumpscare.

Temos aqui um filme perturbador, não assustador, recheado de elementos sobrenaturais, mas nada de espíritos malignos ou coisas do tipo. Nem todos os espíritos são obsessores, muitos encontram-se perdidos por terem se desprendido do corpo de forma abrupta, outros ainda estão apegados à matéria, e na maioria das vezes esses espíritos não querem fazer mal aos vivos, apenas buscam ajuda para seguir em frente. 

Há em "Anguish" um propósito bem maior que simplesmente causar sustos no público. Quando a alma dói, o corpo abre espaço para outras dores, maiores e piores. "Anguish" é um filme intimista que valoriza o silêncio e as emoções dos personagens. 

O roteiro foge totalmente dos clichês do gênero, mesmo apresentando um tema tão batido que é a possessão, consegue ser inovador justamente por ser contido, não há giros mirabolantes da cabeça em 360º, nem ossos quebrados do corpo possuído, o que predomina é uma atmosfera contemplativa. A cena final é carregada de elementos reflexivos, às vezes desistir da luta é a melhor opção.

Duração: 91 minutos
Categorias: Drama, Terror
Classificação: 12 anos
Filme: Anguish (2015)

INTIMISTA; CONTEMPLATIVO; PUNGENTE