Filme: Pantera Negra (2018) - Dicas de Filmes Pela Scheila

Pesquisar

domingo, janeiro 17, 2021

Filme: Pantera Negra (2018)

"Black Panther" é um ótimo filme de super-heróis lançado em 2018 que faz parte do Universo Cinematográfico Marvel. Foi dirigido por Ryan Coogler, que também assina o roteiro ao lado de Joe Robert Cole, e é baseado no personagem de mesmo nome da Marvel Comics. Ganhou o Oscar nas categorias de Melhor Trilha Sonora, Melhor Direção de Arte e Melhor Figurino, também foi indicado como Melhor Filme, Melhor Mixagem de Som e Melhor Edição de Som.

A trama acompanha T’Challa (Chadwick Boseman), que após a morte do seu pai (John Kani), retorna a Wakanda para assumir o trono. Wakanda é uma nação africana praticamente isolada do mundo, nela são reunidas as cinco tribos que compõem o reino, sendo que uma delas, os Jabari, não apoia o atual governo. A nação domina os conhecimentos místicos e também desenvolve tecnologias totalmente desconhecidas para o restante do mundo, como vemos na colônia de Shuri (Letitia Wright), irmã de T'Challa.

Ao se tornar rei, T'Challa logo recebe o apoio de Okoye (Danai Gurira), a chefe da guarda de Wakanda e também de Nakia (Lupita Nyong'o), o grande amor do Pantera Negra.

Pantera Negra tem dois inimigos perigosos, Ulysses Klaue (Andy Serkis), que anos atrás roubou vibranium de Wakanda e nos dias atuais está envolvido, juntamente com Erik Stevens (Michael B. Jordan), no roubo de um artefato de Wakanda que estava exposto em um museu.

Erik Stevens, também conhecido por Killmonger, apelido criado em função do número de assassinatos que cometeu, todos registrados em sua pele por escarificação e N’Jadaka, seu nome na língua de Wakanda. Killmonger desafia T'Challa em um confronto que coloca o destino de Wakanda e de todas as outras nações em risco.

Quem acompanha as postagens aqui no blog já deve ter percebido que não sou fã de blockbuster, só assisto se o filme conseguir despertar minha atenção, e "Pantera Negra" conseguiu não só despertar meu interesse, como me manteve presa na trama durante todo o filme. 

Ainda não assisti todos os filme da Marvel, mas dentre aqueles que já vi, "Pantera Negra" é o filme mais sério e chega carregado de responsabilidades. Sem as tradicionais piadinhas sarcásticas, essa obra se apresenta mais madura, que além de ser um ótimo entretenimento, também traz um conceito de igualdade, algo tão necessitado no mundo que vivemos.

Esteticamente, o filme é lindo. É nítido o cuidado que a Marvel teve ao construir os cenários, (sejam eles digitais ou não), assim como os figurinos e a paleta de cores únicas que deixa o espectador hipnotizado. Wakanda é um verdadeiro paraíso, mas as outras tribos não deixa nada a desejar, isso mostra a competência do diretor Ryan Coogler em transmitir ao público a essência e diversidade da cultura negra.

Outro ponto que notei em "Pantera Negra" é que o mesmo é o filme mais político da Marvel. O filme deixa claro duas visões para o mundo, de um lado está T'Challa que lembra Martin Luther King e do outro temos Killmonger que se assemelha a Malcom X. 

Qual dos lados está correto é uma das questões que surgirá na mente de todos que assistem o filme. Não vemos um confronto de raças, mas de culturas. O estilo de vida isolado de Wakanda e do seu rei entra em choque com a realidade violenta de Killmonger.

Com direção competente, elenco de peso, ótimas cenas de ação e efeitos especial formidáveis, "Pantera Negra" é um ótimo exemplo de que filmes de super-heróis ainda tem grande potencial a ser explorado.  Sem dúvida é um filme necessário e de importância imensurável para o mundo.

"Em tempos de crise, os sábios constroem pontes, enquanto os tolos constroem muros."

Duração: 134 minutos
Categorias: Ação, Aventura, Ficção Científica
Classificação: 14 anos
Filme: Pantera Negra (2018)

EMPOLGANTE; PRIMOROSO; DIVERTIDO