Filme: Os Crimes de Limehouse (2016) - Dicas de Filmes Pela Scheila

Pesquisar

quinta-feira, janeiro 21, 2021

Filme: Os Crimes de Limehouse (2016)

Gosto de filmes que conseguem me deixar curiosa e "The Limehouse Golem" fez isso muito bem. Crimes horrendos num cenário burlesco da Londres vitoriana é um "prato cheio" para despertar a detetive à lá Sherlock Holmes que existe dentro de mim.


Lançado em 2016, o filme foi dirigido por Juan Carlos Medina com roteiro de Jane Goldman inspirada no livro "Dan Leno and The Limehouse Golem" de Peter Ackroyd, publicado em 1994.

A trama acompanha John Kildare (Bill Nighy), um experiente investigador que é enviado pela Scotland Yard afim de investigar um caso que envolve uma série de assassinatos com requintes de crueldade na Londres de 1880.

O bairro de Limehouse é uma zona habitada essencialmente por imigrantes e criminosos. No entanto, os recentes crimes brutais desperta o interesse das autoridades e a curiosidade da populaçao que acredita ser obra de uma criatura sobrenatural. O serial killer é denominado de Golem e seus crimes aparentemente não tem ligação entre si, algo que dificulta a tarefa de Kildare, já que o mesmo nunca havia liderado uma investigação envolvendo assassinatos.

Durante sua investigação, Kildare conhece  Elizabeth  "Lizzie" (Olivia Cooke), viúva de John Cree (Sam Reid) que está presa, acusada de ser a responsável pelo assassinato do esposo que morreu envenenado.

O investigador acredita que o assassino pode ser John Cree, e, através flashbacks, recebemos informações sobre Elizabeth e como o caso dela pode ter ligações com o serial killer. Muitos segredos vem à tona revelando fatos desconhecidos até então.

O diretor Juan Carlos Medina traz em seu filme três personagens reais da época Dan Leno (Douglas Booth), comediante que faz a sociedade rir dos seus maiores pecados; Karl Marx (Henry Goodman) e George Gissing (Morgan Watkins) numa interação interessante com os personagens fictícios no decorrer da investigação sobre os assassinatos.

"Os Crimes de Limehouse" é um thriller gótico requintado que contrasta com a pobreza da Londres do período vitoriano que foi marcado por grandes feitos culturais e tecnológicos, mas também por miséria, violência, vícios e consumo obsceno, ambiente perfeito para ótimas histórias de terror. Merecem aplausos os esforços da equipe, que mesmo com orçamento limitado conseguiram criar um filme visualmente belíssimo.

Filme: Os Crimes de Limehouse (2016)
"Os Crimes de Limehouse" deu uma reinventada nesse tema tão batido (história de um serial killer a aterrorizar as zonas pobres da Londres do século XIX). Entre bibliotecas antigas, prisões que mais parecem calabouços, becos escuros sujos de sangue e o esplendor burlesco vamos coletando pistas para decifrar o enigma do assassino que se intitula Golem, a mística criatura dos contos góticos. Só advirto que é precisar total atenção para assistir esse filme, a trama é cheia de flashbacks que à princípio pode soar confuso.

 "No templo da fama, nossos nomes são escritos lado a lado em pedra para sempre."

INQUIETANTE; AMARGO; INCÔMODO

Duração:
109 minutos

Categorias: Terror, Thriller

Classificação: 16 anos