quinta-feira, janeiro 21, 2021
Filme: Os Crimes de Limehouse (2016)
Gosto de filmes que conseguem me deixar curiosa e "The Limehouse Golem" fez isso muito bem. Crimes horrendos num cenário burlesco da Londres vitoriana é um "prato cheio" para despertar a detetive à lá Sherlock Holmes que existe dentro de mim.
Lançado em 2016, o filme foi dirigido por Juan Carlos Medina com roteiro de Jane Goldman inspirada no livro "Dan Leno and The Limehouse Golem" de Peter Ackroyd, publicado em 1994.
A trama acompanha John Kildare (Bill Nighy), um experiente investigador que é enviado pela Scotland Yard afim de investigar um caso que envolve uma série de assassinatos com requintes de crueldade na Londres de 1880.
O bairro de Limehouse é uma zona habitada essencialmente por imigrantes e criminosos. No entanto, os recentes crimes brutais desperta o interesse das autoridades e a curiosidade da populaçao que acredita ser obra de uma criatura sobrenatural. O serial killer é denominado de Golem e seus crimes aparentemente não tem ligação entre si, algo que dificulta a tarefa de Kildare, já que o mesmo nunca havia liderado uma investigação envolvendo assassinatos.
Durante sua investigação, Kildare conhece Elizabeth "Lizzie" (Olivia Cooke), viúva de John Cree (Sam Reid) que está presa, acusada de ser a responsável pelo assassinato do esposo que morreu envenenado.
O investigador acredita que o assassino pode ser John Cree, e, através flashbacks, recebemos informações sobre Elizabeth e como o caso dela pode ter ligações com o serial killer. Muitos segredos vem à tona revelando fatos desconhecidos até então.
O diretor Juan Carlos Medina traz em seu filme três personagens reais da época Dan Leno (Douglas Booth), comediante que faz a sociedade rir dos seus maiores pecados; Karl Marx (Henry Goodman) e George Gissing (Morgan Watkins) numa interação interessante com os personagens fictícios no decorrer da investigação sobre os assassinatos.
"Os Crimes de Limehouse" é um thriller gótico requintado que contrasta com a pobreza da Londres do período vitoriano que foi marcado por grandes feitos culturais e tecnológicos, mas também por miséria, violência, vícios e consumo obsceno, ambiente perfeito para ótimas histórias de terror. Merecem aplausos os esforços da equipe, que mesmo com orçamento limitado conseguiram criar um filme visualmente belíssimo.
"Os Crimes de Limehouse" deu uma reinventada nesse tema tão batido (história de um serial killer a aterrorizar as zonas pobres da Londres do século XIX). Entre bibliotecas antigas, prisões que mais parecem calabouços, becos escuros sujos de sangue e o esplendor burlesco vamos coletando pistas para decifrar o enigma do assassino que se intitula Golem, a mística criatura dos contos góticos. Só advirto que é precisar total atenção para assistir esse filme, a trama é cheia de flashbacks que à princípio pode soar confuso.
"No templo da fama, nossos nomes são escritos lado a lado em pedra para sempre."
Duração: 109 minutos
Categorias: Terror, Thriller
Classificação: 16 anos