Filme: Frankenstein de Mary Shelley (1994) - Dicas de Filmes Pela Scheila

Pesquisar

quarta-feira, janeiro 13, 2021

Filme: Frankenstein de Mary Shelley (1994)

"Mary Shelley's Frankenstein" é um suspense dramático do diretor Kennety Branagh (que também atua no filme). O roteiro de Steph Lady e Frank Darabont é baseado na obra literária de Mary Shelley. 

O filme inicia em 1794. Alguns exploradores do Ártico encontram Victor Frankenstein (Kenneth Branagh) perambulando sozinho. O homem revela que cometeu um ato assustador e macabro. Através de flashbacks conhecemos sua história.

Tudo teve início em uma época que a ciência dividia espaço com a religião. O jovem Victor fica determinado a encontrar a cura para a morte após perder a sua mãe de maneira muito dolorosa.

Ele vai estudar medicina em Ingolstadt, deixando para trás seu pai (Ian Holm) e sua noiva Elizabeth (Helena Bahanm Carter). Na Universidade ele fica ainda mais obcecado em vencer a morte, isso desperta a atenção do polêmico professor Waldman (John Cleese).

Todavia, o professor é assassinado no auge de suas pesquisas. Victor não hesita em continuar a experiência e decide usar o cérebro do genial professor e colocá-lo no corpo de um assassino que foi enforcado em praça pública.

O jovem cientista consegue realizar a sua proeza mais macabra, trazendo de volta à vida a Criatura (Robert DeNiro). Assustado com o que havia feito, ele abandona tudo e volta para sua terra natal.

O ato mais cruel de Victor não foi tornar a viver alguém que já estava morto, e sim, abandoná-lo à própria sorte. Porém, Victor jamais imaginara que sua criação estava determinado o encontrá-lo e vingar-se por ter sido abandonado. As consequências de brincar de ser Deus seriam terríveis para o jovem cientista.

"Frankenstein de Mary Shelley" é um ótimo suspense, não segue fielmente a obra de Mary Shelley, mesmo assim não deixa de ser um filme incrível. A história vai nos envolvendo e provocando diversos questionamentos sobre as consequências de devolver a vida a alguém que já morreu. 

Sabemos que é algo impossível no momento, talvez um dia possa se tornar uma realidade, porém, se temos um espírito (algo que eu acredito), será que vai ser o mesmo espírito a habitar o corpo "ressuscitado" ou abrirá possibilidade para espíritos vagantes se apropriarem do "casco"? Nascemos, vivemos e morremos, essa é a regra da vida, mas o que aconteceria com alguém que quisesse burlar essa lei imutável? Que tipo de criatura seria, se por acaso, conseguisse voltar a viver? 

No filme é possível questionar o caráter do cientista, que após trazer de volta a vida, abandona a sua criatura sozinha. Outra constatação é que apesar de todas as rejeições sofridas, havia alguns resquícios de bondade naquela criatura monstruosa.

"Frankenstein de Mary Shelley" não é um filme perfeito, ainda assim é um dos meus filmes favoritos. Uma obra que, na minha opinião, o que tem de maravilhosa, tem de assombrosa.

Duração: 123 minutos
Categorias: Terror, Suspense, Drama, Fantasia
Classificação: 14 anos
Filme: Frankenstein de Mary Shelley (1994)

INSTIGANTE; TENSO; REFLEXIVO