Valerie e Sua Semana de Deslumbramentos (1970): um conto de fadas sombrio - Dicas de Filmes Pela Scheila

Pesquisar

sexta-feira, dezembro 11, 2020

Valerie e Sua Semana de Deslumbramentos (1970): um conto de fadas sombrio

Valerie e Sua Semana de Deslumbramentos é um filme de terror fantástico dirigido por Jaromil Jires, de O Choro (1963). Jaromil co-escreveu o roteiro junto de Ester Krumbachová.

Valerie e Sua Semana de Deslumbramentos
Jaroslava Schallerová em cena no filme "Valerie e Sua Semana de Deslumbramentos"

Sinopse - A trama gira em torno de Valerie (Jaroslava Schallerová), uma adolescente que mora com sua babicka "avó" (Helena Anýzorá). A história é contada como se fosse um conto de fadas abstrato sobre o despertar sexual da garota.

Valerie ganha um par de brincos e esse presente caracteriza toda a sua mudança. Ela se vê cercada de ameaças corruptoras de sua virgindade em figuras estranhíssimas, como um padre vampiro e um policial pedófilo. A avó de Valerie tem inveja da garota decorrente um drama familiar que aconteceu no passado e agora ela busca a sua juventude perdida, para isso, a mulher se aproxima do padre vampírico.

O assustador despertar da adolescência

Essa obra surreal veio da Tchecoslováquia, atualmente República Tcheca e apresenta uma metáfora onírica sobre as transformações que ocorrem com Valerie, uma garota de 13 anos de idade. É um filme extremamente complexo, mas muito bonito visualmente. O filme faz parte do surrealismo estético, onde sonhos e pesadelos se misturam com a realidade.

Adentramos em uma atmosfera sombria e assustadora, com paisagens rurais, cidades medievais, moinhos e criptas góticas, onde nada é aquilo que parece ser. Igual acontece nos sonhos, em determinados eventos os personagens mudam de papéis e de aparências, ora são bons, ora são maus, mas sempre estão associados com os resultados de causa e efeito.

Lembra bastante a história de Alice no País das Maravilhas, ainda mais assustador e complexo. Sentimos a necessidade de desvendar os personagens bizarros e descobrir os costumes locais. O amadurecimento sexual é o ponto central da trama, onde mistura sonhos, pesadelos e realidade para mostrar diversos sentimentos pelos quais Valerie está passando durante essa semana (simboliza a primeira menstruação da garota). Esse despertar sexual é trabalhado de maneira completamente onírica, onde os rituais pagãos se mistura com os símbolos do cristianismo.

Valerie e Sua Semana de Deslumbramentos apresenta um enredo repleto de coação sexual, pedofilia, infanticídio, incesto, vampirismo e hipocrisia religiosa. A estética e a trilha sonora encantadoras se misturam com o clima e personagens sombrios e bizarros. Não sei dizer se gostei ou não deste filme, mas considero uma obra incrível e digna de ser apreciada por todos os apaixonados por grandes filmes.

Ficha técnica

Título original: Valerie a Týden Divů
Duração: 77 minutos
Gênero: Aventura, Drama, Fantasia, Terror
Classificação etária12 anos
País de origem: Tchecoslováquia
Ano de lançamento: 1970