Um Anjo Caiu do Céu (1947): quando milagres acontecem - Dicas de Filmes Pela Scheila

Pesquisar

segunda-feira, dezembro 21, 2020

Um Anjo Caiu do Céu (1947): quando milagres acontecem

Um Anjo Caiu do Céu é um clássico de Natal magnífico do diretor Henry Koster. O roteiro foi escrito por Robert E. Sherwood e Leonardo Bercovici.

Um Anjo Caiu do Céu
Cary Grant, David Niven e Loretta Young em cena no filme "Um Anjo Caiu do Céu"

Sinopse - A trama se passa no período natalino e mostra Dudley (Cary Grant), um anjo que está se passando por um mortal, ele faz tarefas corriqueiras como resgatar um carrinho de bebê ou ajudar um cego a atravessar a rua. Porém, Dudley não hesita em dissimular sua identidade para descobrir com o Professor Wutheridge (Monty Woolley), a identidade da bela mulher cobiçando o chapéu mais bonito em uma cara vitrine.

Ela é Julia Brougham (Loretta Young), a esposa de um bispo da Igreja Episcopal, Henry Brougham (David Niven). O marido deixou de lado a afeição do contato familiar e a fé no seu ministério pela estressante arrecadação dos fundos para construção de uma nova e imponente catedral. Cedendo aos desejos egoísticos da Sra. Agnes Hamilton (Gladys Cooper), uma rica viúva que está ameaçando retirar as contribuições.

Após demitir sua assistente, Mildred Cassaway (Sara Haden), Henry ora por ajuda e, minutos depois, Dudley chega misteriosamente e lhe diz que é um anjo enviado em resposta a suas orações. Henry fica imediatamente cético e, quando Julia chega momentos depois, Dudley se apresenta como o novo assistente de Henry, o que agrada a ela e aborrece o bispo.

Julia fica desapontada por Henry não ter aparecido para o almoço combinado e, triste, pega sua filha Debby (Karolyn Grimes)e a leva ao Parque. Dudley segue Julia e Debby até o Parque e ajuda a garotinha a ganhar confiança durante uma batalha com bolas de neve.

Dudley se oferece para acompanhar Julia a um restaurante quando Matilda (Elsa Lanchester)chega para levar Debby. Mais tarde, Dudley conta para Debby a história de David, que foi ajudado por um anjo, o que irrita ainda mais Henry, que já se encontra tomado pelo ciúme.

Totalmente desanimado, Henry diz à Julia que a encontrará em casa e, vagando pela cidade, para na casa do professor, onde confidencia que Dudley é um anjo. Quando Henry revela que acha que perdeu Julia para Dudley, o professor lhe lembra que ele é um ser humano enquanto Dudley não, e o encoraja a lutar por Julia.

Um dos maiores clássicos natalinos

Já imaginou conhecer um anjo pessoalmente? Essa pergunta pode soar estranho para muitas pessoas, eu também nunca tinha imaginado algo assim até assistir Um Anjo Caiu do Céu, um dos mais belos filmes natalinos já produzidos. O anjo apresentado nesta história é bondoso, carismático, doce, é adorado por todos (características normais para um anjo), além de ser charmoso e travesso, e é interpretado por Cary Grant, um dos maiores galãs do cinema de todos os tempos. Difícil não querer conhecer esse anjo! 

Partindo de um roteiro muito bem estruturado, este clássico nos brinda com inúmeras sequências inesquecíveis. A qualidade desta obra é digna de Oscar, a fotografia e direção de arte são fascinantes, a direção e atuações são impecáveis. Também merece ser destacada a excelente trilha sonora.

Um Anjo Caiu do Céu mostra uma história lúdica, mas que consegue apresentar resoluções concretas e atemporais. É um filme primoroso e inesquecível que convida o espectador a repensar suas atitudes e rever seus valores. 

"As únicas pessoas que envelhecem são aquelas que já nascem velhas."

Ficha técnica

Título original: The Bishop's Wife
Duração: 109 minutos
Gênero: Comédia, Fantasia, Drama, Romance, Família, Clássico
Classificação indicativa: Livre
País de origem: Estados Unidos da América
Ano de lançamento: 1947