Filme: Os Boxtrolls (2014) - Dicas de Filmes Pela Scheila

Pesquisar

domingo, dezembro 27, 2020

Filme: Os Boxtrolls (2014)

"The Boxtrolls" é uma animação que aposta numa história simplicíssima, mas isso não impede de transmitir ternura e mostrar traços morais através das peculiaridades dos monstros que habitam no subterrâneo da cidade. Através dos simpáticos monstrinhos, sentimentos como amizade e respeito à família são evidenciados e valorizados.


O filme contou com a direção da dupla Anthony Stacchi e Grahan Annable e foi produzido pelos estúdios Laika, uma empresa que de animação em stop-motion que vem crescendo e recebendo destaque nos últimos anos. 

A história foi baseada no livro infantil "Here Be Monsters", escrito por Alan Snow, que também escreveu o roteiro do filme. Seu lançamento aconteceu em 2014 e recebeu a indicação ao Oscar de Melhor Filme de Animação.

A trama nos apresenta criaturas que vivem em uma comunidade no subterrâneo da cidade de Pontequeijo. Os humanos que residem na cidade são fanáticos por queijos e pela elegância. À noite, os monstrinhos usam caixas de papelão como disfarce e saem dos seus esconderijos para vasculhar o lixo atrás de algo que lhes tenha valor. 

Mesmo sendo criaturas inofensivas, os humanos os veem como seres monstruosos e, por esse motivo, o lorde Portley-Rind (Jarred Hallis) resolve contratar os serviços de Aquibaldo Surrupião (Bem Kingsley) para exterminar os monstrinhos e em troca assumir uma posição entre os melhores degustadores de queijos da cidade, porém, é alérgico à queijo.

Para lutar contra Surrupião, os Boxtrolls vão contar com a ajuda do jovem Ovo (Isaac Hempstead-Wright), o rapaz foi criado dentro da comunidade desde menino e conhece melhor que qualquer outro humano, a natureza dos monstrinhos. Winnie (Elle Flaming), filha do lord, também se junta ao grupo na luta pela permanência dos Boxtrolls nos subsolos.

A garota tem personalidade forte e é viciada em contos de horror, à princípio, seu interesse nos Boxtrolls é para descobrir o quanto essas criaturas seriam sanguinárias e devoradores de humanos. Mas, após conhecer as criaturas, Winnie muda de opinião.

Rapidamente, a jovem se identifica com o órfão Ovo, já que seu pai não lhe dá atenção. Os contrastes entre os maus-hábitos de Ovo com a nobreza de Winnie dão as pitadas de humor ao filme.

Filme: Os Boxtrolls (2014)
"Os Boxtrolls" é recheado de esplendorosas lições de vida mostrando o respeito pelas diferenças. É um filme lindo que merece ser assistido, seja como entretenimento, seja como reflexão sobre as atitudes vistas no cotidiano.

ADORÁVEL; EDIFICANTE; REFLEXIVO

Duração: 96 minutos

Categorias: Animação: Aventura, Comédia, Família

Classificação: Livre