Filme: O Sorriso de Mona Lisa (2003) - Dicas de Filmes Pela Scheila

Pesquisar

quinta-feira, dezembro 10, 2020

Filme: O Sorriso de Mona Lisa (2003)

"Mona Lisa Smile" é um filme de drama lançado em 2003. Foi de Mike Newell, a partir do roteiro escrito por Lawrence Konner e Mark Rosenthal.

A história do filme se passa no período pós Segunda Guerra Mundial, uma época difícil, com escassez de mão-de-obra, pois a maioria dos homens estavam em combates na guerra e, devido a isso, muitas mulheres precisaram abandonar seus afazeres de casa para irem trabalhar nas fábricas.

Conta a história da professora Katherine Watson (Julia Roberts) recém contratada da tradicional escola Wellesley College, para dar aulas de História da Arte. Ela se formou na Universidade de Berkeley, na Califórnia, uma escola liberal para os padrões da época.

Katherine apresenta uma maneira inovadora de ensinar, ela quer que suas alunas esqueçam os livros e se concentrem nas apresentações, um jeito simples e prático, mas para a época era inovador. Além do mais, ela incentiva as moças tradicionais da época a seguirem uma carreira, buscando uma profissão, mas isso vai contra os princípios de ensino desta escola.

Contudo, algumas alunas resistem a esse novo método de ensino, pois acreditam que nasceram para o casamento e relutam para se adaptar nesse sistema "anti conservadorismo". A professora ainda terá que enfrentar a administração da escola, que não aceitam os novos métodos de ensino implantados por Katherine, pois vai contra todos os princípios da escola e da sociedade.

Lutar contra o sistema tradicionalista de Wellesley não seria nada fácil, mas isso não desanima Katherina que tentará de todas as formas implantar as sementes de suas novas ideias. Será que ela irá conseguir suportar todos os preconceitos?

"O Sorriso de Mona Lisa" é um filme humano e inspirador, onde a ficção e história se misturam. Nos apresenta os padrões conservadores e machistas que a sociedade tinha em relação as mulheres na década de 50. Desde a infância, as meninas eram preparadas para serem excelentes esposas, donas de casa e mães.

Essa obra serve como uma profunda reflexão. Recomendo que todos os educadores assistam com um olhar observador, podendo assim, compreender todos os ensinamentos que contém no filme.

"Não existe nada mais fatal para o pensamento que o ensino das respostas certas. As escolas existem não para ensinar as respostas, mas para ensinar as perguntas."

Filme: O Sorriso de Mona Lisa (2003)
INSPIRADOR; AGRADÁVEL; REFLEXIVO

Duração: 117 minutos

Categorias: Drama

Classificação: 12 anos